Acreditar que emoções são exclusividade dos humanos é uma atitude egoísta. Afinal, estudos recentes mostram que os animais têm sentimentos e muitos deles são compartilhados pelas duas espécies. Entre eles estão o instinto materno, o senso de justiça e vingança, entre outros. 

Leia também: Homem acorda com filhote de gato dormindo na sua barriga

Animais têm sentimentos como luto, amor materno e outros
Shuttersock
Animais têm sentimentos como luto, amor materno e outros


E se os animais têm sentimentos , quais são eles? O primatólogo e antropólogo espanhol Pablo Herreros explicou em seu livro "A Inteligência Emocional dos Animais" alguns exemplos de emoções que compartilhamos com eles, principalmente com os primatas, nossos parentes próximos. Confira 4 delas:

Sofrimento Amoroso

Se nós ficamos deprimidos com a perda do parceiro ou rompimento de um relacionamento, com as araras pode ser pior: muitas vezes elas acabam morrendo. Por serem fiéis ao companheiro durante a vida toda, quando as araras se separam por algum motivo, seja por morte ou cativeiro, elas param de comer e ficam fracas. Se estão soltas na natureza, elas ficam sem forças para se agarrarem nos penhascos, acabam caindo e se chocando contra as pedras. 

Leia também: Fêmea de Pastor Alemão abandonada da à luz filhote verde

Senso de justiça

Os macacos-prego conseguem diferenciar o justo do injusto, e se juntam quando se sentem injustiçados. O que provou isso foi um experimento realizado em Yerkes Primate Center, em Atlanta, nos Estados Unidos. Os cientistas davam pedaços de pepino em troca de cartões que os macacos deveriam entregar. Em certo momento, apenas um deles recebeu uma uva: alimento que eles preferem. Depois disso, os animais não cooperaram mais e alguns até jogaram os pepinos na cara dos pesquisadores.

Empatia

Um estudo publicado na revista Science, em 2016, provou que ratos e ratazanas são capazes de perceber quando seus companheiros estão sofrendo, e oferecem conforto. Quando um rato saudável era colocado ao lado de um estressado, ele tendia a ser cuidadoso. Assim, o rato estressado começava a gerar oxitocina, o hormônio do amor, fazendo-o se sentir melhor. Os chimpanzés confortam vítimas de agressão, assim como golfinhos, cachorros e elefantes.

Leia também: Anticoncepcional para gatas pode causar diversos problemas à saúde do animal

Desejo de vingança

Seres humanos são vingativos por natureza, uns mais e outros menos. E se você acreditava que os elefantes eram seres completamente pacíficos, errou. Em 2016 uma manada invadiu uma aldeia na Índia, procurando uma fêmea que morreu caindo em um canal de irrigação. Os moradores tiveram que fugir às pressas para sobreviver. Os chimpanzés também agem de forma semelhante, atacando adestradores agressivos ou protegendo seus semelhantes que sofreram algum tipo de agressão.

 Essas são algumas das provas de que animais têm sentimentos assim como os humanos.  



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!