Quem tem cachorro em casa sabe como esses animais podem ser pidões quando o assunto é comida. Eles sempre dão um jeito de ganhar um pedaço do queijo, do pão ou de qualquer coisa que o dono esteja comendo. Os pedidos são tão fofos que fica realmente difícil de resistir. A dona de Strudel foi uma dessas pessoas de coração mole, mas isso acabou tornando a cadela obesa. 

+ Cadela preguiçosa que não queria trabalhar é demitida da CIA

Strudel é uma cadela obesa
Reprodução Facebook
Strudel é uma cadela obesa

Uma mistura de Golden Retriever, a cadela obesa chegou a pesar 38 Kg a mais do ideal para seu porte. Com o tempo a condição passou a impedir que ela conseguisse correr, brincar e até respirar com tranquilidade. Assim que conheceram a história, Kristy e John Cotthaus, donos de um centro de treinamento para animais, decidiram que iriam ajudar e foram até a Hearts for Hounds, uma instituição do estado da Vírginia, nos Estados Unidos, destinada a amparar animais. 

Strudel então começou a fazer sessões de exercícios assistidas e a seguir uma dieta bastante regrada feita por um veterinário. Apesar do cansaço que a cadelinha sentia, ela mostrava que estava disposta a emagrecer. Chegava ao Hearts for Hounds sempre bastante alegre e com alegria para fazer os exercícios. 

Strudel agora está fazendo exercícios assistidos e recuperando sua saúde
Reprodução Facebook
Strudel agora está fazendo exercícios assistidos e recuperando sua saúde

A boa resposta já surtiu bons efeitos. "Ainda não tivemos que usar nenhum medicamento porque ela está muito motivada com o curso de agility que faz, o que já está sendo bastante suficiente", disse Kristy ao site americano HuffPost. Além disso, Strudel já perdeu 11 Kg e está muito mais vivaz, agora procura por novos donos que se comprometam a manter os cuidados especiais. 

+ Conheça as vantagens da ração sênior para cães idosos

Conheça mais sobre a obesidade em cães

Na maior parte dos casos a causa para o excesso de peso nos cachorros é a negligência por parte dos donos. Todos sabem a importância de uma dieta regrada e balanceada para a qualidade de vida dos bichinhos, mas poucos seguem de fato a regra e acabam exagerando ao oferecer alimentos humanos e excesso de petiscos aos cães. A falta de prática de exercícios por falta de tempo do tutor em levar o cão a um parque, por exemplo, também contribui para a incidência do problema. 

As consequências da obesidade em cães são perigosas . O animal passa a ter dificuldade de locomoção e respiração, má qualidade de sono, além de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, artrite e artrose. 

O tratamento, assim como está acontecendo no caso da cadela obesa Strudel, deve ser feito com acompanhamento médico veterinário e consiste em dieta equilibrada, prática de exercícios e, em alguns casos, aplicação de medicações. 





    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!