Na última quarta-feira (30), o Tribunal de Justiça do estado de Oregon, Estados Unidos, decretou o corte das cordas vocais dos cães de um casal por latirem demais. O procedimento cirúrgico é chamado de desvocalização ou descamação. A sentença foi dada após os vizinhos reclamarem do barulho incessante.

Mais:  Cortar as cordas vocais do cão se ele late muito é uma boa ideia?

Essa briga jurídica começou em 2012. Debra e Dale Krein entraram com uma ação contra Karen Szewc e John Updegraff alegando que o barulho dos cães os impedem de dormir. Os pets ficam horas sozinhos em casa, latem durante o dia inteiro e isso começa logo nas primeiras horas do dia. O corte das  cordas vocais passou a ser uma solução para os problemas. 

Justiça sentencia corte das cordas vocais de cães por latirem demais e incomodarem os vizinhos
Reprodução Redes Sociais
Justiça sentencia corte das cordas vocais de cães por latirem demais e incomodarem os vizinhos













Veja também:  Bombeiro arrisca a vida para salvar cão preso em penhasco

Karen e John possuem os pets da raça Mastin Tibetano e Mastin dos Pirinéus aproximadamente há 15 anos. Eles são usados para proteger a casa e os outros animais que criam. A fazendeira disse ao jornal local Oregonian que considera os cães seus funcionários. "Nós não temos cachorros para assediar os vizinhos. Temos para proteger nossos animais. Não tenho que usar uma arma, posso proteger minhas ovelhas com os cachorros. É uma maneira passiva de proteger o gado", afirma.

Para comprovarem suas acusações, Debra e Dale gravaram os latidos. Dessa forma, em abril de 2015, o casal foi condenado a pagar 238 mil dólares aos seus vizinhos pelos danos causados. Para completar, o juiz ordenou o corte das cordas vocais do cães. A decisão radical foi justificada alegando que Karen e John não impediriam os latidos de outra forma - através do uso de spray de citronela e coleiras de choque.

Então, nesta quarta feira, uma bancada de três juízes do Tribunal de Apelações de Oregon confirmou essa decisão, descretando oficialmente a realização da desvocalização dos cães. 

Saiba mais:  Casal não consegue parar de adotar cães com três patas

Esse procedimento cirúrgico é raramente utilizado como instrumento da Justiça, pois na maioria dos casos não precisa de medida tão radical. Diferentemente de Oregon, o corte das cordas vocais é proibido em vários estados norte-americanos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!