Em Brasília, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8), um projeto que foi apresentado em 2012. Ele proíbe o sacrifício de cães e gatos saudáveis por parte do órgão de controle de zoonoses, de canis públicos ou outro tipo de estabelecimento no país inteiro. Após receber aprovação, ele será levado ao Senado. 

Veja também:  Homem faz tatuagem em seu gato sem pelo e internet fica revoltada

O projeto feito pelo deputado Ricardo Izar (PP-SP) decreta que o sacrifício só será permitido em casos de doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde de seres humanos e de outros animais. Além disso, a eutanásia deverá ser justificada por laudo técnico de um veterinário e, dependendo do caso, terá de ser respaldada por exame laboratorial.

Animais sadios devem ser direcionados para a adoção, e não ao sacrifício
shutterstock/Reprodução
Animais sadios devem ser direcionados para a adoção, e não ao sacrifício


O deputado justifica seu projeto dizendo que é primordial não permitir que animais sadios sejam cruelmente exterminados em centros de zoonose de todo o Brasil, pois a maioria está em plenas condições de salubridade para participarem de feiras e programas de adoção. Isso tudo tem o intuito de suprir uma das lacunas existentes na legislação brasileira acerca da defesa dos animais.

+ Cachorro gigante sobe no telhado e é induzido a descer de forma inusitada

Completando, o deputado propõe que os animais saudáveis devem ser disponibilizados para entidades de proteção animal, acompanhado da assinatura de um termo de responsabilidade. O projeto também prevê que o Executivo faça convênios com entidades de proteção animal, universidades, organizações não-governamentais, empresas públicas ou privadas, estabelecimentos veterinários, para que sejam desenvolvidos programas ou feiras de adoção.

Se houver o descumprimento dessa nova lei, a pessoa será punida de acordo com a legislação de crimes ambientais, no capítulo que trata de maus-tratos animais. A legislação prevê detenção de três meses a um ano e meio.

Veja mais:  Vira-lata é recusado por Pet Shop e dono faz relato em rede social

Ricardo Izar lembra que a lei estadual que proíbe a eliminação de animais domésticos só é vigente em São Paulo. Em outros Estados nada protege os animais, ocorrendo muitas vezes sacrifício indiscriminado e de forma cruel. O deputado lamentou não ter sido possível incluir outros animais na nova lei por causa de "resistências" de outros parlamentares a aprovar o projeto ampliado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!