Quando um animal de estimação acaba se perdendo ele tenta procurar um lugar que se sinta seguro, mesmo estando na rua. Tudo é capaz de atraí-lo, uma comida, um carinho. Mas esse gato perdido virou notícia por ter invadido um pet shop e rolado loucamente em cima de brinquedos que possui a catnip.
+ Você sabe o que é a erva do gato?
Provavelmente o gato perdido foi atraído pelo cheiro da erva do gato e não pensou duas vezes em entrar no pet shop Pets Place, que fica em Zwolle, na Holanda. O bichinho fez a maior bagunaça, rolou em cima dos brinquedos e se divertiu por bastante tempo no chão da loja.
Essa reação, do felino "enlouquecer", é um efeito comum da erva que tem a capacidade de alterar os sentidos desses animais por meio da substância conhecida como Neptalactone que atua no cérebro por meio do olfato. Por isso a planta é bastante utilizada para ajudar a adestrar gatos que arranham móveis ou incentivá-los a fazer exercícios e emagrecer.
A loucura do gatinho que estava perdido divertiu muito os funcionários e clientes do pet shop que acabaram gravando vídeos e postando na internet. Um deles, publicado na página do Facebook da própria loja teve mais de 4 mil compartilhamentos e 12 mil likes.
O melhor de tudo é que toda essa diversão ainda terminou em festa. O gato perdido reencontrou seu dono e a loja comprovou que seus brinquedos com a erva do gato realmente funcionam.
+ Os perigos que um gato fujão encontra na rua e como mantê-lo em casa
Você sabia?
- A erva do gato não é viciante. O máximo que pode acontecer com o animal é, depois de um grande período de contato parar de sentir os efeitos causados pela planta.
- A substância Neptalactone não afeta os humanos.
- Gatos são animais muito curiosos e adoram passear sozinhos na rua. Mesmo que eles tenham um senso de direção bastante apurado e consigam retonar na maioria das vezes, a chance de eles se perderem é muito grande. Além disso, há perigos de contração de doença e proliferação.
- Se o dono não consegue manter o animal dentro de casa integralmente, é importante tomar algumas precauções para que ele não se torne um gato perdido. Colocar uma placa de identificação em sua coleira ou implantar chip gps podem ser ótimas opções.