Acabou de perceber o seu cachorro com focinho inchado e não faz ideia do que seja? Não se desespere, na maioria das vezes o problema tem uma solução muito simples. Talvez ele esteja com uma pequena reação alérgica.

Veja mais: Queda de pelo e muita coceira? Saiba como tratar a dermatite canina

Alimentos, picadas de insetos, flores, produtos químicos e medicamentos podem ser alguns dos principais causadores do problema. Para tentar descobrir o que causou esta alergia, você tem que prestar atenção nos momentos antes do inchaço e fazer as seguintes perguntas: eu ou alguma outra pessoa deu algo de diferente para ele comer? No ambiente que ele passa a maior parte do tempo há algum inseto? Ele acabou de ser vacinado ou medicado? Estes questionamentos podem nos ajudar a entender o por que do cachorro com focinho inchado .

Picadas de insetos pode ser uma das causas para o cachorro com focinho inchado.
shutterstock/Reprodução
Picadas de insetos pode ser uma das causas para o cachorro com focinho inchado.

Boa parte dos pets não possuem este tipo de reação alérgica, mas a outra parte normalmente é bastante frágil a muitas substâncias estranhas ao organismo.

Veja mais: Queda de pelo e muita coceira? Saiba como tratar a dermatite canina

Fique atento aos sintomas

Os sintomas que o cachorro vai apresentar vão depender muito das causas da alergia, por exemplo: caso ele tenha sido picado por algum inseto, vai sentir dor no local. Agora se ele comeu alguma coisa que ocasionou o inchaço, provavelmente vai ter vômito e diarreia. Mas se a reação ficar muito mais preocupante, ele pode ter fraqueza, batimentos cardíacos acelerados, gengivas pálidas, pulso fraco e choque anafilático, que é uma situação rara, mas muito grave, que pode levar o animal à morte, se não for tratada rapidamente.

Como tratar?

Em boa parte dos casos o tratamento nem sempre é necessário, apenas nos mais graves, quando o animal apresenta dificuldades para respirar e muita fraqueza. Se os sintomas não forem esses, pode ficar mais "tranquilo", apenas observando o desenvolvimento. Mas, atenção! Não dê nenhum remédio por conta própria, leve sempre ao veterinario, é ele quem sabe o que fazer.

Veja mais: Seu cãozinho late e pula muito nas visitas? Estopinha tem algumas dicas

Continue tratando

Quando você finalmente encontrar as causas do cachorro com focinho inchado e o seu bichinho ficar bem novamente, tente descobrir se ele tem alergia á mais alguma coisa, pois desse jeito fica muito mais fácil evitar o problema da próxima vez. Se você descobrir mais alguma alergia, já deixe os medicamentos de emergência separados.  Em situações de risco e dificuldade respiratória, o tempo é precioso: consulte o veterinário o mais rápido possível. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!