Você entende o seu cachorro?

Saiba o que podem significar os diferentes sons e latidos que os cachorros fazem

Os cães não podem falar

Mas isso está longe de significar que eles não podem se comunicar. Além da linguagem corporal, eles emitem diferentes sons, além dos latidos e rosnados, em diferentes ocasiões e que têm diversos significados. Com a convivência, os tutores podem identificar o que o pet quer dizer.

Reprodução

O latido de alerta

O latido é a principal forma de comunicação e, dependendo da situação, pode ser interpretado de maneiras distintas. Um latido repentino é um sinal de alerta, quando o cão nota qualquer movimentação ou som suspeito para ele. Muitos desses sons são imperceptíveis para o tutor.

Reprodução

Latido por medo

Quando o cão se sente ameaçado e com medo ele também emite sons característicos, pode ser um latido mais rápido e mais baixo, ou até daqueles esganiçados. É importante que o tutor esteja atento ao que está causando o medo ao pet, caso ele venha a latir dessa forma.

reprodução shutterstock

Latido de angústia e ansiedade

Aqui pode-se ouvir um som mais agudo e estridente. O mais comum é que o cão emita esse som quando está se sentindo solitário ou mesmo abandonado. Cães que sofrem de ansiedade de separação podem começar a latir ao notarem que o tutor está saindo de casa.

Pixabay

Latido por diversão

Os cães também latem quando estão eufóricos e se divertindo bastante. Os latidos aqui vêm acompanhados de movimentos corporais, como a movimentação da cauda e pulinhos.

reprodução shutterstock

Latido de tédio

Cães que não brincam, não passeiam e passam muito tempo isolados apresentam sinais de tédio. O comportamento destrutivo dos cães também é um claro sinal de tédio. Nessa situação, o latido tende a ser mais alto, monótono e repetitivo.

Erik Mclean/Unsplash

Latido de necessidade ou demanda

Os cães começam a latir quando estão sentindo alguma necessidade, seja das mais básicas (fome ou sede), a de brincadeiras e até de carinho e atenção. Esse tipo de latido é mais persistente e com o olhar fixo para o tutor – que deverá identificar qual é a necessidade do animal.

seomyungjuk/Pixabay

O rosnado

O rosnado assusta muitas pessoas, mas esse som também tem alguns significados. Pode indicar que o cão está irritado, insatisfeito ou se sentindo ameaçado. Quando o cão rosna, ele está passando um aviso - é melhor um cão que rosna do que um que não rosna. Veja mais sobre o rosnado dos cães em ‘saiba mais’.

Nicholas Demetriades/Pixabay

O uivo

Os cães descendem dos lobos e esse é um som bem característico desses animais selvagens. No caso dos cães domésticos, pode ter alguns significados, como: uma cadela no cio; chamar a atenção; solidão e tristeza; alerta para outros cães; animação e felicidade.

Reprodução

O choro

O tutor deve ficar atento aos sinais e identificar as possíveis causas, que podem ser alguma ameaça, medo, solidão, incômodo. Em caso de filhotes, o choro é ainda mais frequente (assim como um bebê) e cabe ao tutor fazer com que o pet se sinta mais confortável e atender a essas necessidades.

shutterstock

Barítono

É um latido mais grave e profundo, geralmente ouvido quando o cachorro está atrás de alguma presa ou mesmo desafiando um invasor. Esse som é mais comum em cães farejadores e pode ser confundido com um gemido.

Pixabay

Sons de lamento

Sons agudos geralmente produzidos nasalmente e com a boca fechada. O animal pode estar se lamentando por algo que ele deseja e está frustrado por não conseguir, ou para chamar a atenção. Pode ser solidão, vontade de passear, ou sentir-se preso.

Ernest Roy/Pixabay

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Samson Katt/Pexels