Por que os cães choram?

Além do latido, os cães têm outra forma de se comunicar com os tutores: o choro. Assim como o latido, o choro pode ser irritante e representar desde manha até um sinal de problema com a saúde do animal. Entender o choro é importante para saber o que se passa com o pet.

As lágrimas não são de tristeza

Uma curiosidade em relação ao choro de um cachorro é que ele é bem diferente dos humanos. Isso porque um cachorro chorando não produz lágrimas, apenas um som agudo e repetitivo. Ou seja, os olhos marejados de um cão não é um choro, apenas uma defesa do organismo contra algum corpo estranho.

Causas do choro de um cachorro

As explicações para o choro de um cachorro podem ser inúmeras e, antes de agir para resolver o problema, é preciso descobrir a causa. Pode ser pedido de atenção, seja para ganhar um carinho ou pelo interesse no que o tutor está comendo.

Pode ser o clima ou a solidão

O pet também pode chorar se estiver passando frio ou muito calor, se tiver ficado muito tempo sozinho ou se estiver com algum problema psicológico ou de saúde.

O choro do filhote

Isso acontece porque eles acabaram de chegar em um ambiente novo e não estão acostumados com a rotina da casa, a disposição dos móveis, o cheiro, as pessoas, e tudo mais. Sem contar que o pet acabou de ser separado da mãe e está se sentindo sozinho e inseguro, é normal nos primeiros dias.

Como resolver o problema do choro

A partir do momento que a causa do choro de um cachorro é descoberta, o dono precisa começar a trabalhar na solução. Se em todas as incidências o motivo for um pedido de atenção, está na hora de melhorar a educação do cão. Utilizar técnicas de adestramento para ensinar que não é possível ele ter atenção todas as vezes que pedir pode ser uma boa saída.

Tenha uma cama confortável

Se a causa do choro for por frio ou calor, verifique se a caminha dele está nas condições ideais. O excesso ou a falta de cobertores pode ser a causa do problema. Além disso, confira se o local não possui muita incidência de sol, chuva ou vento. O ideal é que a caminha do pet esteja em um local com sombra, calmo e fresco.

Motivos de preocupação

As causas mais preocupantes são os problemas psicológicos ou de saúde. A parte psicológica pode estar relacionada com o fato do animal ficar muito tempo sozinho em casa, se esse for o caso, o tutor deve evitar ao máximo saídas desnecessárias ou levar o pet junto.

Motivos de preocupação

Caso o choro do cachorro seja motivado por alguma dor, machucados ou qualquer incômodo que possa estar sentindo é um sinal de problema de saúde e o cachorro deve ser levado ao veterinário o mais rápido possível.