Conheça o flyball, uma corrida com obstáculos para cachorros

O esporte canino não é tão popular quanto o Agility no Brasil, mas já ganhou muito adeptos pelo mundo e tem grandes campeonatos pela Europa.

A criação

O esporte foi criado por Herbert Wagner no final da década de 1960, na California, EUA, para que o cão pudesse se divertir enquanto estivesse sozinho em casa. A criação consistia em uma caixa que lançava bolinhas para o pet buscar sempre que o cão apertasse um botão.

Se tornou um esporte canino

O primeiro torneio oficial aconteceu em 1983, nos EUA. Com o passar dos anos, começou a ser praticado em países como Austrália, Canadá e África do Sul. Mas foi na Europa que o esporte canino foi realmente abraçado, onde acontecem os maiores campeonatos do mundo. Os principais países que recebem os torneios são Bélgica, República Checa, Finlândia, Alemanha, Holanda, Polônia, Áustria, Hungria, França e Reino Unido.

shutterstock

Objetivos do flyball

O cão deve passar por quatro obstáculos de 20 a 40 cm de altura, a uma distância de cerca de 3 metros um do outro, chegar até a máquina que irá lançar a bola, pegar a bola, e então fazer o mesmo percurso de volta até a linha de chegada. Tudo isso no menor tempo possível.

Natalie Clamp/Flickr

Revezamento canino

As competições são realizadas com equipes de seis cães, sendo quatro competidores e dois reservas. Cada etapa é composta por cinco corridas. Os cães podem ser substituídos a cada prova. Para os que não estão correndo, a regra é que não devem entrar na pista até que o competidor volte, caso contrário, a vitória será da equipe rival.

shutterstock

As vantagens do esporte

É uma ótima alternativa para cães que vivem em ambientes menores, como apartamentos. Além de ajudar no gasto de energia e na diversão, faz bem para a saúde física e mental do pet, principalmente para combater problemas de sobrepeso e distúrbios comportamentais.

Andy/Flickr

Recorde mundial

Os atuais recordes mundiais são de 14,3 segundos e foi conquistado pela equipe Border Patrol, na categoria “Regular”, e de 14,9 segundos pela equipe Rocket Relay, na categoria “Multibreed” (raças mistas).

Alta tecnologia

As competições oficiais contam com tecnologia de ponta. Há uma torre de luz que indica a contagem regressiva do início da corrida, portões ópticos nas linhas de partida/chegada para identificar a passagem do cão e um relógio digital de alta precisão para a contagem do tempo.

Raças que se destacam

Os Border Collies são reconhecidos na prática de esportes como o flyball e agility, devido a sua rapidez e inteligência. Essa não é uma regra e todos os cães podem participar, desde que recebam o treinamento adequado. Para saber mais sobre o agility, clique no link abaixo.

Esportes caninos

Conheça também outros esportes que você pode praticar junto com o seu melhor amigo dentro e fora de casa no link abaixo!

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades divertidas do mundo dos animais de estimação diretamente no seu celular.