Conheça o Agility, esporte para praticar com o seu cachorro

Muitos cães moram em apartamentos, sem muito espaço para se exercitar. Fatos que, unido a uma má alimentação e passeios curtos que mal passam de 15 minutos diários, resultam em uma má qualidade de vida, como problemas com obesidade. O agility é um esporte feito especialmente para suprir essa necessidade.

Feito em áreas abertas

O agility foi inspirado nos circuitos de hipismo, nos quais os cavalos devem passar por obstáculos o mais rápido possível, e é uma garantia de atividade física para os cachorros.

Pixabay

Parceria com o tutor

Praticado em duplas, cão e dono, esse esporte promete trazer muitos benefícios não só para a saúde do animal, mas também para a convivência dentro de casa.

Pixabay

Como funciona o agility

O agility para cães geralmente acontece em um espaço aberto, onde é montado um circuito com obstáculos e equipamentos. Dentre eles estão gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, entre outros.

Pixabay

Mais ágil e hábil

O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos, envolvendo muita habilidade e agilidade.

Pixabay

Existem competições oficiais do esporte

As divisões de categorias são feitas de acordo com o tamanho do cão. O Brasil participa do Campeonato Mundial de Agility desde 1999, conquistando sempre bons resultados.

Pixabay

Benefícios para o cachorro e para o dono

Os benefícios do agility são variados. Para o cão ele proporciona atividade ao ar livre, contato com a natureza, gasto de energia necessário, socialização com outras pessoas e animais. Para o dono, atividade física, já que ele corre ao lado do cão no percurso e diversão ao lado do bichinho de estimação.

Pixabay

Mais disciplina e obediência

Toda essa interação proporciona um aumento na disciplina e obediência do cão em relação ao dono. A atividade ensina para o animal que a presença do dono é algo divertido e o aprendizado que ela traz será levado também para dentro de casa. Dessa forma problemas como xixi no lugar errado e agressividade ficarão no passado.

Pixabay

Todo cachorro pode praticar agility?

O agility para cães pode ser praticado por animais de todos os tamanhos, com ou sem raça definida, que estejam com as condições de saúde adequadas. Mas algumas raças acabam se destacando mais, como o Border Collie que, além do grande número de participantes, têm grandes campeões nas competições.

Pixabay