Brinque com o pet sem sair de casa

Ao adotar um cachorro, além de ter certeza de que terá condições financeiras para manter o pet bem alimentado e saudável, é preciso se certificar de que o animal terá espaço o suficiente para brincar e se divertir, mesmo em dias que não for possível sair de dentro de casa.

Em pequenos espaços

Algumas raças, por serem menores, se adaptam melhor aos ambientes com menos espaço, como apartamentos, mas ainda assim eles precisam de um ambiente confortável, para que possam gastar energia, se distrair e desestressar. Isso ajuda a evitar uma série de problemas de saúde.

Shuttersock

Esconda brinquedos

Para aguçar a curiosidade e a inteligência do cão ao procurar objetos. Esconda os brinquedos favoritos dele e deixe-o encontrar sozinho. O olfato invejável dos cães facilita bastante nessa tarefa. Dá para fazer brinquedos em casa, reciclando objetos inutilizados como garrafas PET e meias velhas.

Frisbee (disco)

Jogar o frisbee para ele pegar também é válido, mas é importante ter cuidado com outros objetos da casa para não quebrar nada ou machucar alguém. O ideal é praticar em um corredor sem móveis ou coisas quebráveis. Não jogue muito alto também, para não bater na lâmpada ou na janela.

Jogar a bolinha

Essa atividade é uma das preferidas dos pets e uma forma de aproximar o tutor do companheiro mesmo depois de um longo dia ocupado de trabalho. Muitos cães trazem a bolinha de volta, mas não soltam. É preciso ensiná-lo a soltar para poder brincar de novo - puxar a bolinha da boca do cão pode machucá-lo e não é correto.

Cabo de guerra

Essa brincadeira é válida até certo ponto, se não for praticada de maneira segura pode machucar o cão. Dê uma corda ou brinquedo que possa ser puxado. Mas atenção: não faça muita força para puxar e deixe o cachorro ganhar a "competição" de vez em quando. Se não tomar cuidado é possível machucar a arcada dentária dele e até arrancar algum dente.

Brinquedos mastigáveis

Quando são filhotes os cães adoram mastigar e morder tudo que veem pela frente, inclusive nossa mão. Para entretê-lo e ajudá-lo a coçar a gengiva com os dentinhos nascendo é interessante dar bolinhas e objetos de borracha. Isso alivia o estresse e evita que ele mastigue outros objetos de casa e machuque as pessoas.

Brinquedos com petiscos

Existe uma série de brinquedos que soltam petiscos conforme o animal se diverte. Feitos de borracha, material ótimo para o pet mastigar e entreter-se sem se machucar. Basta preencher o objeto com petiscos e deixá-lo brincando. É ótimo para quem mora em apartamento pequeno e não tem muito espaço para o pet.

Esconde-esconde

Esconder-se do pet pode ser uma ótima forma de desenvolver a curiosidade dele. Fique atrás de algum móvel ou em um local da casa onde ele não te enxergue. Pelo faro ele provavelmente encontrará o dono em questão de minutos. Se possível dê uma recompensa ao cão por ter te achado, como algum petisco.

Fingir desmaio

Essa gera reações divertidas. Deite no chão e fique imóvel, de olhos fechados por alguns minutos. O pet fica desesperado em alguns casos e tenta "salvar" o tutor de qualquer jeito, lambendo-o para tentar acordá-lo.

Convide um amiguinho

Alguns cães se dão bem com outros e viram amigos na hora da brincadeira. Por isso, é divertido para o pet ter um outro por perto para lhe fazer companhia e dividir momentos de diversão. Dias de chuva são propícios para isso, já que o pet não pode brincar ao ar livre.

Cavando dentro de casa

Cavar o jardim, o sofá, a porta e qualquer outra coisa é um natural dos cães. Não é raro vê-los mexendo na coberta de forma a querer cavá-la. Por isso, principalmente em caso de quem mora em apartamento, é indicado deixar um cantinho da casa só para isso. Coloque o cobertor do pet e brinquedos em um mesmo lugar para ele cavar e se divertir.

A importância das brincadeiras para cachorro

Além de reforçar o vínculo entre pet e tutor, as brincadeiras ajudam a manter o cão mais feliz e ativo, ainda que ele viva em um espaço pequeno. No caso de passear pouco na rua e ter menos espaço em casa, é preciso incentivá-lo com exercícios e atividades divertidas. É uma forma também de o tutor demonstrar que está dando atenção ao animal - que vai se sentir muito mais amado.

Cuidados com a segurança

Uma forma boa de garantir a segurança durante essas brincadeiras para cachorro é colocar um tapete aderente no corredor onde ele irá correr ou mesmo um carpete já é suficiente para ele não escorregar e se machucar. Se possível, afaste um pouco os móveis para o peludo ganhar espaço na hora de se movimentar.