Na visão dos cães
Os cães são animais de matilha e, na visão deles, os tutores fazem parte disso. O humano provém carinho, segurança e alimentos. As lambidas são uma forma de agradecimento.
Chegar em casa após um dia fora, ou mesmo sentar no chão na companhia do cachorro são as situações perfeitas para receber as lambidas do pet no rosto. Essa é uma demonstração de carinho, mas vai muito além disso.
Os cães são animais de matilha e, na visão deles, os tutores fazem parte disso. O humano provém carinho, segurança e alimentos. As lambidas são uma forma de agradecimento.
Assim como pelo olfato, com a lambida os cães conseguem reconhecer o humor dos tutores, estado de saúde e também saber por onde ele esteve e até com quem.
Quando o cão lambe o tutor sem parar, mais do que o comum, ele pode estar com problemas de ansiedade. Pode ser que ele não esteja gastando energia o suficiente e precisa extravasar esse sentimento. Na dúvida, vale consultar um médico veterinário.
Quando o pet está se sentindo sozinho e busca interagir com o tutor, se ele estiver próximo, as lambidas serão uma maneira de atrair o tutor e mostrar a ele que o ama. Os cães têm várias maneiras de demonstrar amor.
Ao notar que os tutores estão machucados, eles tentarão lamber as feridas. Essa é uma forma de tentar entender o que aconteceu e cuidar do tutor. Assim como eles fazem com os próprios machucados.
Os cães também podem lamber os tutores como forma de respeito e submissão, especialmente quando lambem os pés. Pode ser um pouco incômodo e fazer cócegas, mas talvez compense suportar um pouco para a alegria do pet.
Existem outras razões para o cachorro lamber os pés das pessoas.
No interior da boca dos animais, como cachorros e gatos, existe um órgão chamado Vomenonasal. Ele auxilia nas funções respiratórias e ajuda a identificar feromônios. É conhecido também como Órgão de Jacobson em homenagem ao pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson.