9 maneiras dos cães dizerem "eu te amo"

Os cães estão vivendo ao nosso lado há milhares de anos, essa parceria rendeu a fama de “melhor amigo do homem”. Especialistas afirmam que os cães desenvolveram laços afetivos com os humanos e precisam dos tutores não apenas para serem alimentados, mas também por apego emocional.

Ele quer estar perto de você

Se o cão está sempre no colo do tutor, encostado ou o seguindo de um cômodo a outro, fica claro que ele está apegado ao dono. O afeto de um cão é mais evidente em seu desejo de estar fisicamente perto. Isso às vezes pode parecer um apego, e nem sempre é fácil distinguir entre apego saudável e positivo de insegurança, mas em ambos os casos o cão é profundamente apegado ao dono.

Olha nos olhos

Quando o tutor e pet trocam um olhar demorado, o cão está "abraçando com os olhos". Pesquisas mostram que depois de 30 minutos de interação, olhando nos olhos um do outro, o corpo aumenta significativamente os níveis do hormônio oxitocina.

Cumprimenta com entusiasmo

Se o filhote pula, abana o rabo e mal consegue conter a empolgação quando o tutor chega em casa, nesse caso, é um sinal seguro de afeto. Isso se torna ainda mais óbvio quando o pet aprende que algum som sinaliza a chegada do dono, como o portão da garagem ou o som do carro do tutor e se empolga com isso.

Cachorro dorme com o tutor.

Os cães são animais de carga que muitas vezes se juntam à noite para se aquecer e se proteger, então, quando o cão se aconchega com o tutor, significa que ele o considera parte da família. E esses abraços caninos podem até ajudá-lo a ter uma noite de sono melhor.

O tutor é o porto seguro do cão.

Muito do afeto em animais e humanos é baseado em quanto você pode ser considerado uma fonte de conforto e apoio em situações assustadoras. Se o cão busca conforto durante tempestades, passeios de carro, visitas ao veterinário ou outras ocorrências assustadoras, então você está vendo outro aspecto do vínculo de apego.

Seu cão "lê" o tutor e reage de acordo

Um vínculo estreito com o cão pode permitir que ele sinta o humor do tutor e responda com afeto. Muitos cães sentem que o dono está chateado ou não está se sentindo bem e demonstram afeto passando ainda mais tempo ao lado do humano favorito. Eles podem dar lambidas ou descansar a cabeça ou as patas em alguma parte do seu corpo do tutor.

Boceja quando o tutor boceja

Se você já bocejou depois de testemunhar o bocejo de outra pessoa, sabe como esse ato pode ser contagioso. Esse bocejo contagioso é exclusivo de algumas espécies, e o cachorro é uma delas. Pesquisas dizem que não só os cães são mais propensos a bocejar depois de observar pessoas bocejando, mas também bocejam quando ouvem apenas o som do bocejo de um ente querido. Se seu pet bocejar em resposta aos seus bocejos, é um bom sinal.

O cão se concentra no tutor

Não é incomum que os cães se deliciem com a atenção positiva de praticamente qualquer pessoa, mas só porque seu cão ama a todos, não significa que ele não o ame mais. Preste atenção em como seu cão age quando está em uma sala cheia de pessoas. Se ele permanecer focado em você ou ignorar os outros enquanto espera seu retorno, você ocupa um lugar especial no coração do pet.

Seu cachorro te perdoa.

Parte dos sentimentos afetuosos que o cão tem pelo tutor se manifestam em sua disposição de perdoá-lo por coisas que o humano faz que o fazem o pet se sentir mal, como levantar a voz ou desviar a frustração no cão. O perdão é a tentativa do seu cão de manter o vínculo amoroso que compartilham com você.

O amor ainda pode estar no ar

Mesmo que seu melhor amigo canino não mostre afeto dessas maneiras, isso certamente não significa que seu cão não te ame. Assim como algumas pessoas podem se importar profundamente sem expressar os sentimentos, o seu cãozinho também pode.

Como mostrar um pouco de amor ao seu cachorro?

Divirta-se, leve o pet para passear, dê petiscos ou um brinquedo feito em casa. Acima de tudo, a melhor coisa que você pode fazer é simplesmente dar ao seu cão mais de você, porque é isso que o melhor amigo deseja acima de tudo.