Pet lambendo os nossos pés?

Quando um cachorro lambe alguém, dizem que é uma forma de demonstrar carinho, como um beijo. Mas a verdade não é bem essa, existe um motivo e os cães que têm mania de lamber pés podem até desenvolver até uma obsessão.

Então o que significa o cachorro lamber pés?

Lamber é um comportamento multipropósito para os cães, o motivo pode ser difícil de identificar. O ato serve para coletar informações, comunicar, se alimentar e até mesmo liberar endorfinas, hormônios que causam bem estar no organismo.

Entre mãe e filhos

Além disso, as mães lambem seus filhotes para conseguir limpá-los, ajudá-los a começar a respirar e estimular a digestão dos recém-nascidos. Em turnos, os filhotes irão lamber o rosto de suas mães para demonstrar submissão.

Por que escolhem os nossos pés?

A verdade é que cada cachorro provavelmente tem as próprias razões para essa preferência pelos os pés. Pode ser que o comportamento esteja sendo reforçado pelo dono, que presta atenção e dá carinho enquanto ele o faz. É bem provável que na primeira vez que o pet teve essa atitude o tutor reagiu de uma forma que o agradou.

Manutenção social

Pode ser que para o animal de estimação, represente uma forma de deixar o dono "mais arrumado" ou dizê-lo que é submisso a ele. Outra opção é a forma de manutenção social para os cães. Para eles é como se algum amigo estivesse trançando o seu cabelo ou fazendo as suas unhas, ele está mostrando amor e cuidando da pele, dos pés nesse caso.

Mais que amor e carinho

O animal pode lamber para tentar se acalmar em um momento que se sinta tenso e estressado, o ato de lamber libera endorfinas no cérebro dos cães, e por isso eles se sentem bem.

O que está no pé que conta

Os veterinários alegam que uma alta porcentagem dos cães que têm o hábito de lamber têm problemas gastrointestinais primários, aqueles que acometem os órgãos do sistema digestivo, como intestino, estômago, esôfago e cólon, e os órgãos acessórios da digestão, como o pâncreas e também a vesícula biliar.

Quanto mais suado, melhor

Existe a possibilidade do animal estar tentando repor um nutriente mineral em falta no organismo.

O que precisa ser feito?

Dar um fim a essa mania é simples, não dê atenção para o animal quando ele estiver fazendo isso. Puni-lo não é a solução, isso pode acabar piorando se o caso for a tentativa de aliviar o estresse, mas mostrar que outras atividades como brincar com a bolinha é tão legal quanto funciona.

Se for compulsão

Se o comportamento de lamber for compulsivo, e o cachorro não estiver entendendo que você não quer mais que ele faça isso, marcar uma consulta com um veterinário ou especialista em comportamento animal de confiança pode ser uma boa ideia.

Nada de exaltações

A parte boa é que os donos não precisam ficar alarmados, já que na maioria das vezes esse comportamento de lamber pés não é algo que incomoda muito e dificilmente representa um problema mais grave.