10 fatos sobre cães

Os cachorros são muito mais impressionantes do que nós podemos imaginar.

Olfato 40 vezes mais potente

Que o olfato dos cães pode sentir um cheiro a uma distância muito maior, não é novidade, eles podem também sentir odores que jamais chegariam aos nossos narizes. Com células cerebrais 40 vezes maiores do que a dos humanos, os cães podem farejar pessoas, outros animais, drogas e até dinheiro.

Karsten Winegeart/Unsplash

Eles podem farejar doenças

Os cães podem ser treinados para farejar diversos problemas clínicos, como diabetes, possíveis sinais de epilepsia, infartos, entre muitos outros. Não atoa muitos cães já são usados para ajudar a detectar sinais de Covid-19.

Andrew Spencer/Unsplash

O cheiro fica enquanto respiram

É comum dar a um cão um objeto com o cheiro de algo, ou alguém, que eles precisam farejar. Esse odor permanece no nariz do animal mesmo enquanto ele respira normalmente, sem que perca o perfume.

Reprodução/ Shutterstock

Ótimos nadadores

Nem todos os cães sabem nadar, ou sequer gostam de brincar com água, mas existem muitos que são exímios nadadores. O Terra Nova, por exemplo, tem até pequenas membranas nas patas que ajudam a dar impulso na água – são inclusive muito usados como salva-vidas.

u_ckzzrkur/Pixabay

Super velozes

A maioria dos cães correriam facilmente mais rápido do que um ser humano. A raça mais veloz, a Greyhound, pode atingir uma velocidade de até 45 mph e podem manter uma velocidade de 35 mph por cerca de 11 quilômetros. É muito fôlego!

Reprodução Pinterest

Suor canino

Os cães não transpiram como os humanos, eles produzem uma substância oleosa cheia de feromônios indetectáveis pelo olfato humano. O único local onde os cães chegam a transpirar é pelas patas, que o fazem ofegar para resfriar. É preciso ter cuidado, especialmente em dias muito quentes.

Ryan Christodoulou/Unsplash

Destro ou canhoto

Sim, os cães também podem ser canhotos! Você não notará isso observando qual pata ele usa para escrever, mas pode testar com alguma brincadeira interativa que ele goste e ver qual pata ele usará primeiro.

Fabian Gieske/Unsplash

Superaudição

Os cães podem ouvir frequências imperceptíveis aos ouvidos humanos e também ouvir sons comuns a uma distância muito maior. Isso também ajuda muito quando precisam rastrear vítimas em escombros. Os cães podem ouvir até uma agulha caindo do outro lado da sala.

bublikhaus

Músculos controlando as orelhas

São cerca de 18 músculos capazes de mover as orelhas de forma independente, além de ajudar na audição, elas também ajudam os cães a expressarem emoções, ajudando muito a entendermos como eles se sentem.

Casper Coomans/Unsplash

Uma criança de 2 anos

Estudos já mostraram que os cães podem aprender mais de 100 palavras e gestos, tendo uma inteligência e compreensão equiparada a de um humano de 2 anos. No entanto, os cães são mais fáceis de treinar e podem exercer diversas funções práticas, o que os dá alguns pontinhos a mais.

Damir Spanic/Unsplash