Mesmo que ajam algumas exceções, em geral os gatos não gostam de carinho na barriga. Basta o dono chegar perto que o animal fica meio agressivo, podendo até morder e arranhar. Pode parecer estranho esse comportamento, porque os cães adoram carícias na "pança", mas existe uma razão por trás dessa reação. 

Leia também: Veja 10 coisas que os gatos não gostam e você deve saber

Se você já passou por uma situação assim com seu bichano provavelmente se perguntou o motivo da repulsa por carinho na barriga . Para nós não faz sentido odiar carícias numa região tão gostosa. Então, entenda melhor esse comportamento e conheça os locais certos para acariciar seu peludo. 

O motivo dos gatos não gostarem de carinho na barriga

Com certeza você já encontrou seu gatinho de barriga para cima. Ao contrário do que muitos pensam, essa posição não é um convite a carícias
reprodução shutterstock
Com certeza você já encontrou seu gatinho de barriga para cima. Ao contrário do que muitos pensam, essa posição não é um convite a carícias

Uma das principais razões para os donos acreditarem que acariciar a região abdominal é algo bom está relacionado ao comportamento dos felinos . Com certeza você já encontrou seu gatinho de barriga para cima no sofá ou cama. Ao contrário do que muitos pensam, essa posição não é um convite a carícias.

Tal postura significa cordialidade, bem-estar ou relaxamento. Ou seja, ficar de barriga para cima indica que o animal se sente confortável e calmo ao seu lado. Obviamente, é algo muito bom, mas não quer dizer que deva tocá-lo. 

Se por acaso você tentar acariciá-lo mesmo assim, a linguagem corporal irá mudar para te avisar do perigo. As orelhas irão para trás, seguidas de um corpo fatigado e movimentos de deslocamento ou rigidez. Isso normalmente passa despercebido pelos donos, mas é um sinal para você interromper os toques.

Caso você continue, o felino irá achatar mais as orelhas, realizar movimentos inquietos com a cauda e, eventualmente, eriçar o pelo enquanto te arranha e morde. Para nós, é um comportamento totalmente inesperado, mas o gato acredita que você foi avisado através de sua linguagem corporal. 

Leia também: Gato cambaleando ao andar? Descubra as possíveis causas dessa situação

Mas por que isso acontece? A barriga é uma das partes mais vulneráveis do corpo dos felinos. Embora os gatos tenham sido domesticados há séculos, ainda mantêm resquícios de sua época selvagem e a repulsa por carícias na barriga é um exemplo.

Na região abdominal estão localizados os órgãos vitais do animal e o gato sabe que, ao se expor, estará completamente vulnerável. Por isso que eles não gostam que toquem sua barriga. Eles se sentem ameaçados, como se algum predador fosse atacá-los. 

Claro que nem todos os bichanos reagem assim. Alguns podem gostar de ter a barriga tocada, enquanto outros ficarão ofendidos. Cabe a você conhecer bem seu companheiro e descobrir se ele permite as carícias. 

Onde posso acariciar meu gato?

Em geral os gatos não gostam de carinho na barriga. Basta o dono chegar perto que o animal fica meio agressivo, podendo até morder e arranhar
reprodução shutterstock
Em geral os gatos não gostam de carinho na barriga. Basta o dono chegar perto que o animal fica meio agressivo, podendo até morder e arranhar

Novamente, o local ideal para acariciar varia de gato para gato. Mas, em geral, as áreas de maior aceitação são queixo, cabeça, nuca e costas. Lembre-se de massagear com suavidade e ficar atento à linguagem corporal. Se o bichano cansou e não quer mais carinho, só aceite sua decisão.

Leia também: Veterinário conta problemas de viver com animais em apartamento e casas pequenas

Vale a pena enfatizar que, embora o animal deite ao seu lado de forma agradável, não significa que queira ser acariciado e muito menos de maneira excessiva. É muito importante respeitar os desejos ao bichano e só passar a mão nos locais permitidos. Essa regra vale tanto para carinho na barriga quanto em outras partes do corpo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!