De pequeno a médio porte e bastante peludo, o Lhasa Apso faz a cabeça de muitas pessoas desde o século passado. Algumas das características que tornaram a raça tão popular são a inteligência, companheirismo e prazer por brincar. 

Leia também: Tudo sobre o Lhasa Apso no Guia de Raças 

A raça Lhasa Apso é uma das mais antigas do mundo
shutterstock
A raça Lhasa Apso é uma das mais antigas do mundo

Apesar de ser bastante conhecida, a raça Lhasa Apso possui algumas curiosidades que não é conhecida por todos. Selecionamos seis delas, dá uma olhada!

Origem

A raça é originária de aldeias e mosteiros do Tibet, foi criada por monges e pela nobreza para agir como protetor. É considerada uma das raças mais antigas do mundo, a história remonta a 800 a.C., mas foi apenas em 1935 que a AKC reconheceu a raça. Isso porque ela não era exportada, apenas quando se tratava de um presente de Dalai Lama. 

O Lhasa Apso é um sinal de sorte

Antigamente esses cães eram considerados sinais de sorte, por isso era comum que as pessoas o dessem de presente. Dalai Lama, líder espiritual do Tibet, por exemplo, deu exemplares para o imperador da China. 

Cão sagrado

Além de ser um sinal de sorte, os tibetanos acreditavam que o Lhasa era também um cão sagrado. Para eles o animal fazia parte do processo de reencarnação, quando o tutor morria, o espírito dele entrava no cachorro. 

O Floquinho é da raça Lhasa Apso

Floquinho, cachorro do Cebolinha, é da raça Lhasa Apso
Reprodução
Floquinho, cachorro do Cebolinha, é da raça Lhasa Apso

O cãozinho do Cebolinha, da Turma da Mônica, é da raça Lhasa Apso. O próprio personagem revela a raça dele na revistinha em quadrinhos número 107. 

Leia também: 10 raças de cachorros que latem com maior frequência

Longevidade 

Apesar de a expectativa de vida dessa raça ser de 12 a 14 anos, o exemplar mais velho viveu até os 29 anos. Sendo assim também um dos cachorros mais velhos do mundo. 

Lhasa Apso X Shih Tzu

Muitas pessoas  confundem as raças Lhasa Apso e Shih Tzu devido a grande semelhança das duas. Para saber diferenciar é preciso prestar atenção nos detalhes presentes na cabeça e no rosto. O Lhasa costuma ter o focinho menos achatado, olhos menores e ovalados e crânio mais estreito. O Shih Tzu tem nariz largo e focinho achatado, olhos bem arredondados e cabeça pequena. Outra boa forma de diferenciar é pela pelagem: a do primeiro é grossa e áspera, já a do segundo é fina, lisa e mais delicada. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!