O felino é um animal muito antigo e há séculos vive cercado de mitos e lendas . Por exemplo, existe a crença de que gatos pretos trazem má sorte, mas já está comprovado que isso não é verdade. Outro mito envolvendo esse animal tem relação com suas habilidades: será mesmo que os gatos caem de pé sempre?

Leia também: O mito entre gato preto e sexta-feira 13

Essa é uma lenda bastante antiga e fez originar a teoria de que os bichanos têm sete vidas. Mas será que esse fenômeno é verdade? Ou se trata de mais um mito, como a história do gato preto trazer má sorte? Descubra de uma vez por todos se os gatos caem de pé em todas as quedas. 

A verdade sobre as habilidades dos felinos

Existe a lenda de que os gatos caem de pé sempre, mas será que é verdade ou mito? Desvende de uma vez por todas essa antiga teoria
reprodução shutterstock
Existe a lenda de que os gatos caem de pé sempre, mas será que é verdade ou mito? Desvende de uma vez por todas essa antiga teoria

Embora os bichanos consigam saltar de alturas consideráveis e cair sem se machucar, não significa que sempre terão o mesmo sucesso. Eles não conseguirão se salvar se saltarem de locais extremamente altos, como janelas de prédios. A imprudência ocasionará em graves lesões e até na morte. 

Leia também: Seu pet se machucou? Confira as dicas de primeiros socorros

Portanto, você não deve permitir que o felino tenha acesso a varandas, balcões, janelas e outros lugares que necessitem de proteção adequada. Mesmo que sua casa não tenha ambientes muitos altos, é melhor evitar um acidente. 

Funcionamento do corpo de um gato

A recomendação geral é evitar quedas sempre que puder e instalar redes de proteção em janelas e varanda se você mora em apartamentos
reprodução shutterstock
A recomendação geral é evitar quedas sempre que puder e instalar redes de proteção em janelas e varanda se você mora em apartamentos

Quando um gato salta, seu ouvido e a flexibilidade do corpo tem papel fundamental para que ele caia de pé. Dentro do ouvido dos bichanos encontra-se o sistema vestibular, responsável por controlar o equilíbrio. Nessa parte há um líquido que se movimenta, indicando ao animal quando ele perdeu o centro de gravidade. 

Portanto, numa queda, a primeira reação no pet é endireitar a cabeça e o corpo. Depois, ele rotaciona o corpo em 180 graus e endireita toda a coluna, ao mesmo tempo em que retrai a patas dianteiras e estica as traseiras. Tal habilidade só é possível graças à flexibilidade dos felinos.

Em seguida, suas patas serão recolhidas e a coluna se arqueará, fazendo com que a queda seja amortecida. Na maioria dos casos, o animal consegue cair de pé e sem maiores danos.

No entanto, as habilidades não reduzem a velocidade do tombo. É por isso que, dependendo da altura, o gato ainda sofrerá terríveis lesões nas patas e na coluna vertebral mesmo caindo de pé, podendo até morrer. 

Leia também: Você já ouviu falar da Síndrome do Gato Paraquedista?

Mesmo sendo uma habilidade muito útil e indispensável, não é infalível, afinal, os  gatos caem de pé só em determinadas situações. A recomendação geral é evitar quedas sempre que puder e instalar redes de proteção se você mora em apartamentos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!