Tamanho do texto

As azeitonas produzem um efeito nos felinos semelhante ao catnip, a famosa erva dos gatos

As redes sociais estão cheias de vídeos sobre gatos que reagem de maneira estranha quando cheiram um pote com azeitona verde. Parece que eles ficam "doidões" quando entram em contato com o alimento. Porém, muitas pessoas não entendem como essas pequenas bolinhas verdes causam tanto impacto nos felinos.

Leia também: Você sabe o que é a erva do gato?

O que costuma chamar mais atenção são as reações engraçadas dos gatos. Eles farejam como loucos o alimento, depois rolam de barriga para cima, de um lado para o outro e chegam até a esfregar as bochechas na azeitona verde ou no pote. É difícil não dar risada! Mas porque será que isso acontece?


A explicação, na verdade, é bem simples. As azeitonas contém um componente químico chamado Isoprenoides , que provoca estímulos sensoriais no cérebro dos felinos mais sensíveis. Tal substância também é encontrada no orégano, no manjericão e na hortelã.

O Isoprenoides é semelhante ao componente encontrado no catnip (também conhecido por "erva do gato"), chamado de Nepetalactona. Por esse motivo os gatos ficam "doidões" ao cheirar azeitona igual quando entram em contato com a erva.

Porém, nem todos os gatos são sensíveis a essas substâncias. Enquanto uns ficam maluquinhos, outros parecem estar diante de algo totalmente sem graça. Os pets que reagem ao contato com a azeitona provavelmente são geneticamente predispostos a ter sensibilidade a tais componentes. 

O contato com a azeitona faz mal?

O contato com a azeitona verde não faz mal, mas é indicado impedir sua ingestão
reprodução shutterstock
O contato com a azeitona verde não faz mal, mas é indicado impedir sua ingestão


Sentir esses estímulos e cheirar a azeitona não faz mal algum, mas comer não é recomendado devido à grande quantidade de sódio e chances de causar diarreia e eventualmente problemas digestivos mais graves. Morder ou engolir os outros alimentos que tem isoprenoides (orégano, manjericão e hortelã) também não causa problemas ao organismo. 

Leia também: A erva de gatos vicia? Como ela afeta o pet? Saiba mais sobre o produto

O ideal é ficar de olho no bichano se você for consumidor de alimentos com esse composto. Por mais que o contato não faça mal, o recomendado é evitar a ingestão, principalmente de azeitona. A atenção deve aumentar se tiver mais de um felino em casa. Alguns podem ficar agressivos e acabarem brigando entre si. Então, nesses casos, é bom manter as "drogas" longe. 

Você sabe o que é catnip?

Ao contrário do que muitos donos pensam, o catnip não vicia
Reprodução/ Shutterstock
Ao contrário do que muitos donos pensam, o catnip não vicia


Para quem não conhece, a catnip é uma planta nativa da Europa e Ásia que faz bastante sucesso na América do Norte. Na sua composição tem a substância Neptalactone, que provoca alterações no cérebro do bichano. As reações mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta para tentar tirar mais cheiro ainda.

O uso da erva varia conforme a necessidade do dono. Ela pode ser utilizada para adestrar gatos rebeldes. Nesse caso, o catnip é colocado no arranhador ou brinquedos para torná-los mais atrativos. Ou, para os que sofrem de depressão, o odor da planta é um ótimo estímulo.

Leia também: O pet está arisco? Saiba como lidar com um gato bravo

Diferente da azeitona verde , essa erva tem um uso efetivo para gatos sensíveis. Você consegue encontrá-la desidratada em pet shops, custando por volta de R$ 30,00. A catnip não possui contra indicações, mas é importante observar a reação dos animais após a exposição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.