Quando um casal engravida, surgem algumas dúvidas em relação ao cachorro: sua presença irá atrapalhar na gestação? Devemos adotar um animal nesse período? Como será depois que o bebê nascer? É normal que os futuros pais fiquem preocupados com a criança que irá nascer, afinal faz parte do ser humano querer cuidar e preservar o filho.

Leia também: Mitos e verdades sobre o comportamento dos pets com a chegada do bebê

Entretanto, podem ficar tranquilos, pois está liberado ter um cachorrinho na gravidez. O que muitas pessoas não sabem é que ter um pet na época da gestação traz muitos benefícios. Além de nunca deixar a mamãe sozinha, será uma grande companhia para a família toda e ajudará a preparar os pais para o bebê que está por vir. 

Ter um cão durante o período de gestação traz muitos benefícios para a futura mamãe
reprodução shutterstock
Ter um cão durante o período de gestação traz muitos benefícios para a futura mamãe

O cão vai descobrir antes de você a gravidez

Apesar de não ter sido comprovado cientificamente, diversas mulheres já confirmaram que seus cães descobriram antes delas a gravidez. Aparentemente, eles sentem através do olfato a alteração hormonal no corpo da dona. Inclusive, já foi comprovado que eles conseguem descobrir doenças também, como o câncer. 

Nunca te deixará sozinha

Esteja você casada, namorando ou solteira, é provável que passe muito tempo sozinha durante a gestação. Seja porque o companheiro estará trabalhando ou porque não terá ninguém disponível para fazer companhia. No entanto, isso será resolvido com um cachorro em casa. Ele será seu fiel e leal amigo, nunca te deixando sozinha. Será muito melhor passar por essa fase com um peludo ao seu lado. 

Te estimula a praticar exercícios

Como os pets precisam brincar e sair para passear, acaba sendo um estímulo para a grávida praticar exercícios físicos. O ideal é caminhar todos os dias durantes 30 minutos, mas é importante conversar com o médico obstetra antes. Nem todas as mulheres podem se exercitar sem prejudicar a gravidez.

Leia também: As fases e cuidados da gestação canina

Irá te preparar para ser mãe

Antes de o casal engravidar, é comum que enxerguem seus animais de estimação como filhos. Eles precisam de atenção, comida o dia inteiro e dependem de nós para tudo, igual uma criança. Por isso, ter um cachorrinho pode ser uma grande preparação para a maternidade. Você se sentirá menos despreparada se "treinar" com o pet.

O cão pode ser uma ótima preparação para a futura mamãe, aprendendo com o cão como cuidar de alguém
reprodução shutterstock
O cão pode ser uma ótima preparação para a futura mamãe, aprendendo com o cão como cuidar de alguém

Reduz o estresse

É comum a futura mamãe ficar muito estressada durante esse período. São muitas mudanças de uma vez só para ela assimilar. Dessa forma, ter um cão ao seu lado, te dando carinho e atenção, será relaxante e fará você se sentir melhor. 

Compreenderá suas mudanças de humor

Uma grávida tem muitas mudanças de humor por causa dos hormônios aflorados, mas ninguém parece entender isso, o que causa muita irritação na futura mamãe. Felizmente, um animal é bem mais compreensível nesse quesito. Você pode rir, chorar ou grita e seu cãozinho irá entender. Ter alguém para te amar pode melhorar muito seu sistema emocional. 

Cuidará de você

Os cachorros tem muita empatia, por isso são perfeitos para cuidar de uma mulher grávida. Estará com você 24h, dando carinho, atenção e compreenderá perfeitamente o momento que está passando. Ter um pet fará você se sentir melhor e sempre amada. Além disso, perceberá o quanto ele ficará mais delicado e cuidadoso por medo de te machucar. Os animais entendem a importância de uma gravidez para ficar pulando e agindo brutalmente. 

Leia também: Gravidez psicológica? Entenda como as cadelas desenvolvem isso

Saberá quando o bebê irá nascer

Também não foi comprovado cientificamente, mas os cães sabem quando a criança está perto de nascer. Antes de você ter as primeiras contrações, não estranhe se o bichinho não sair do seu lado, começar a trazer sapatos e bolsa para você e até emita um uivo. É um sinal de que o parto de aproxima. 

Como lidar do cachorro durante a gestação?

Mantenha o ambiente sempre limpo, principalmente nessa época. Evite deixar fezes e urinas espalhados pela casa, pois podem ser perigoso para mulheres com o sistema imunológico frágil. Não se esqueça de manter a saúde do bichinho em dia. Faça check-ups anuais, dê todas as vacinas, realize a vermifugação e leve para banhar e tosar regularmente. 

Fora cuidados básicos, é importante ir ensinando desde cedo quais áreas da casa serão permitidas após o nascimento. Ele não pode entrar no quarto do bebê, por exemplo. Então, para que ele não associe essa limitação à chegada da criança, eduque-o meses antes.

Além disso, por mais difícil que seja, comece a se distanciar um pouco do cachorro. Quando o filho nascer, a mamãe terá bem menos tempo para o pet, o que irá gerar muito ciúmes. Para que o bichinho não culpe o bebê, é bom acostumá-lo meses antes com essa nova rotina. Um exemplo é evitar que ele durma a cama do casal. 

Acostume seu cão desde cedo para a chegada do bebê não gerar ciúmes
reprodução shutterstock
Acostume seu cão desde cedo para a chegada do bebê não gerar ciúmes

O cachorro e o recém-nascido

Assim que chegar da maternidade com o neném, permita que o canino conheça o novo membro da família. Deixe-o cheirar os pezinhos, olhar para seu rostinho e se acostumar com a presença. Vá dando petiscos enquanto eles se conhecem e dizendo elogios.

Pode ser que no começo o cachorro queira chamar sua atenção, como fazer xixi no lugar errado e roubar objetos, mas é só uma fase. Não brigue com ele. Se fizer isso, só o estimulará a continuar se comportando mal. O melhor é simplesmente ignorar até ele parar. 

Leia também: Possessividade canina é um grande problema que possui solução

Passado esse período, verá que o canino se tornará o melhor amigo do bebê. Começará a cuidar dele na sua ausência, não permitirá que ninguém desconhecido se aproxime e ficarão o dia todo brincando. Quer melhores razões do que essas para ter um cachorro durante a gestação ?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!