Assim como os humanos, os cachorros são animais que tem diversos hábitos. Eles ocorrem naturalmente e muitas vezes os tutores não entendem o que o pet está querendo dizer ou fazer com aquilo. Um desses comportamentos é lamber o próprio focinho e o de outros pets.

Leia mais:  Focinho de cachorro quente e seco indica doenças? Saiba tudo sobre

Os cães são animais inteligentes e não fazem as coisas sem motivo. Eles também são bichinhos muito sociáveis e gostam de demonstrar os seus sentimentos para os donos e até mesmo para outros animais! Mas esse é apenas um dos motivos que rondam o ato de lamber o focinho .

Por que o cachorro lambe o próprio focinho?

O cão pode lamber mais o próprio nariz em momentos de felicidade, quando ganha um brinquedo novo ou vê o dono se aproximando com o seu vasilhame de comida. Significa que estão felizes. 

Esse comportamento também podem ser justificado pela respiração dos animais, que quando entram em contato com o ar frio geram umidade nos seus focinhos. Dependendo da temperatura do ambiente, esse ato pode acontecer com mais ou menos frequência.

O ato de lamber o próprio focinho pode ter diversos significados diferentes.
Reprodução/ Shutterstock
O ato de lamber o próprio focinho pode ter diversos significados diferentes.


Outro motivo para as lambidas do seu pet é que ele está tentando coletar informações. O cachorro percebe o mundo, em sua maior parte, por meio do olfato. No momento que ele lambe o focinho uma das suas intenções pode ser limpar os odores impregnados em suas narinas para conseguir captar novos cheiros.

Entretanto, quando esse comportamento acontece com uma frequência extremamente elevada pode significar problemas físicos ou psicológicos no pet. Como o Transtorno compulsivo, dor de dente, náuseas, desconforto gastrointestinal, convulsões e disfunção cognitiva canina. Doenças como a cinomose também podem estar por trás do gesto. Observe se o bichinho realiza esse ato por horas seguidas de forma obsessiva e procure um médico veterinário imediatamente!

Veja também:  Cinomose: virose em cães tem cura, mas pode ser fatal

Por que o cão lambe o focinho dos outros pets?

Os cães lambem os focinhos do outro animal por uma questão comunicativa. O gesto é equivalente ao beijo na bochecha dado pelos humanos. Pets mais tímidos também tendem a lamber o focinho dos mais dominantes, sinalizando assim que não querem problemas e que são amigáveis.

Cachorros que já se conhecem a muito tempo podem reproduzir esse comportamento como um simples gesto de carinho e camaradagem. Mas se um cão lambe excessivamente o focinho de outro ele pode estar tentando sinalizar um problema, como um tumor, sangramento, corte ou outra necessidade médica que necessita de atenção.

Leia mais:  Cachorro com focinho inchado? Saiba as causas e como tratar

Filhotes que acabaram de desmamar também podem lamber excessivamente o focinho das suas mães. O significado nesses casos é totalmente diferente e deixa de ser uma coisa social para ser instintiva. Esse ato é feito com a intenção de fazer a mãe regurgitar algum alimento semidigerido para eles - o ato é comum na natureza, onde os pais alimentam os filhotes com comida semissólida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!