O papagaio é um dos animais exóticos mais populares no Brasil. Um dos principais motivos para isso é a sua capacidade de reproduzir palavras que encanta muitas pessoas. Apesar disso, não é muito fácil ter uma ave dessas em casa. Órgãos públicos de proteção aos animais - como o IBAMA -, precisam conceder autorização para a permanência desses bichos fora do ambiente natural. Mas essa só uma de muitas curiosidades sobre essa ave.

Leia mais:  Quantos anos vive um papagaio e as principais características

No Brasil há cerca de 12 espécies de papagaios reconhecidas, sendo que algumas delas podem ser encontradas em residências. Apesar do comércio desse pássaro ser legalizado, muitas pessoas ainda optam pelo tráfico ilegal para ter acesso a essas aves, declinando a sua presença no meio ambiente. Confira 6  curiosidades sobre papagaios.

Papagaios carnívoros?

Dependendo da espécie, os papagaios podem demonstrar hábitos alimentares variados! Algumas espécies, como as lories e os lorikeets do Pacífico Sul se alimentam quase que exclusivamente do néctar de flores, usando a língua para alcançar essas substâncias.

Uma das curiosidades sobre papagaios mais interessantes é que existem algumas espécies que atacam animais vivos.
Reprodução/ Shutterstock
Uma das curiosidades sobre papagaios mais interessantes é que existem algumas espécies que atacam animais vivos.


Já o papagaio nestor, nativo da Nova Zelândia, come desde néctar, brotos e folhas tenras até mesmo carcaças de animais (fazendo dele um animal necrófago)! A espécie também é muita mal vista pelos pastores da região pois atacam rebanhos de carneiros, pousando em suas costas e bicando a região da lombar e das costelas, alimentando-se da gordura e causando graves ferimentos. O fenômeno foi observado pela primeira vez em 1868, fazendo com que os bichos fossem perseguidos e caçados até 1986, quando receberam o status de protegidos.

Papagaios possuem "pés" incríveis!

Algumas das características de um papagaio são o seu buço curto e forte e a sua língua carnosa. Entretanto um dos pontos mais marcantes do animal são suas patas atípicas, com quadros dedos - dois virados para trás e dois para frente. Essa é uma fisionomia características dos psitacídeos (classe na qual pertence os papagaios e periquitos) e permite que os animais se coçem, agarrem objetos e se equilibrem em objetos. Logo, esses bichinhos tem uma mobilidade incrível, conseguindo se empoleirar em praticamente todos os lugares.

Os sentimentos dos papagaios são muito perceptíveis

Os bichinhos são animais muito ativos e necessitam constantemente de atenção. Entretanto, muitas vezes as pessoas, seguindo o impulso de adquirirem o animal, não dão a ele o tratamento adequado. Isso pode fazer muito mal para o psicológico do pet, que tem os sentimentos muito perceptíveis.

Papagaios são aves muitos sensíveis e necessitam de atenção constante.
Reprodução/ Shutterstock
Papagaios são aves muitos sensíveis e necessitam de atenção constante.


Papagaios são aves sensíveis e, quando em cativeiro, podem manifestar claramente comportamentos que indicam satisfação ou raiva. Eles inclusive podem demonstrar "ciúmes" contra outros animais de estimação. Uma ave deprimida pode apresentar uma atitude auto-destrutiva, podendo até mesmo arrancar as próprias penas e se ferir com o bico. Isso pode ser desencadeado por situações de estresse no ambiente, como por exemplo má alimentação, falta de atenção do seu dono, solidão, falta de passeios ou novidades, etc.

Um papagaio pode viver mais que você

As fases da vida de um papagaio são interessantíssimas. São animais ovíparos, portanto, nascem de ovos. A fêmea escolhe o local do seu ninho dias antes de começar colocar os ovos. Ela não faz isso de uma vez, tendo um intervalo de até quatro dias entre cada um. 

Veja também:  Pensando em ter um papagaio? Veja como cuidar desta bela ave

A maturidade sexual dos animais costuma ser entre os três e quatro anos de idade, sendo que alguns bichos podem estar prontos para reprodução em apenas dois anos. A longevidade do pet também é grande, podendo viver até 80 anos! Logo, pense muito bem antes de adotar um papagaio, visto que ele irá te acompanhar pela vida toda. 

Eles são monogâmicos

Os papagaios são monogâmicos e costumam ficar com o mesmo parceiro a vida inteira. Isso, aliado com o fato de serem uma espécie muito sociável, faz com que eles criem laços extremamente forte com outras aves.

Os papagaios são monogâmicos e podem passar a vida inteira com o mesmo parceiro.
Reprodução/ Shutterstock
Os papagaios são monogâmicos e podem passar a vida inteira com o mesmo parceiro.


Uma dica importante para evitar que os pássaros fiquem solitários é adquirir um parceiro. Mas atenção: isso não evita ou previne problemas comportamentais e pode dificultar o adestramento - que no caso deverá ser feito em cada papagaio individualmente. 

Papagaios não curtem música eletrônica!

Biólogos da Applied Animal Behavior Science, sociedade criada em 1964 e que se compromete a estudar o comportamento animal, fizeram um estudo em 2012 com papagaios cinzentos da África e descobriram que eles não gostam de música eletrônica! 




No estudo, uma série de animais foram submetidos a diferentes estilos musicais. Ao tocar rock os papagaios machos demonstraram um comportamento animado, chegando a dançar e falar algumas palavras. Quando o gênero foi música clássica os bichinhos se mostraram mais relaxados. Mas isso acabou quando música eletrônica começou a ser tocada. Os pesquisadores notaram que os pássaros ficaram subitamente muito estressados, gritando e andando pelas suas gaiolas, claramente muito nervosos e assustados.

Leia mais:  Papagaio: Saiba mais no Guia de Bichos

Você já conhecia alguma dessas curiosidades sobre papagaios? Lembre-se, esses são animais que exigem muito tempo e atenção, então pense bem antes de adotar um. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!