Algum gato já te lambeu e você estranhou a sensação? Parecia até uma lixa sendo esfregada na sua pele, não é mesmo? Saiba que isso é normal, pois todos os gatos tem a língua áspera. Pode até ser esquisito para nós humanos, já que a nossa é bem lisa e macia. Mas existe um motivo para a língua dos felinos ser diferente. 

Veja mais:  5 filmes com gatos que vão tocar seu coração

undefined
Reprodução Pinterest

A língua do gato é bem áspera, o que pode assustar alguns humanos


Este órgão é muito importante para os humanos e animais. Ele faz parte do sistema digestivo, auxiliando na mastigação. Além disso, esta coberto por papilas gustativas, permitindo que a gente e os pets sintam o sabor dos alimentos. Elas estão localizadas nas bordas da língua e na face dorsal. As quantidades e tipos de papilas mudam conforme a espécie, não sendo diferente no caso dos  gatos. 

Na verdade, para estes felinos, as papilas são ainda mais importantes, pois tornam o paladar do pet muito apurado. Eles sentem tudo com muita precisão, desde o cheiro até o sabor e textura do alimento. É por isso que você nunca verá seu gato comendo qualquer coisa. Para eles, apenas comidas de qualidade. 

Leia também:  Saiba quais são os nomes para cachorro mais populares de 2017

Mas afinal, por que a língua é áspera?

A língua dos gatinhos é formada por um gênero de "espícula", que são papilas filiformes queratinizadas - a queratina é um material presente nas unhas e cabelos. São essas "espículas" que tornam o órgão áspero, pois são uma espécie de mini espinhos presentes por a região lingual. A função deles é nada menos do que auxiliar na higienização do pelo. Então, quando o pet esta se lambendo, sua língua lava o pelo e também o penteia. 

undefined
Reprodução Pinterest

A língua dos gatos tem uma espécie de pente, auxiliando na limpeza e arrumação dos pelos

Outra função das "espículas" é ajudar a soltar a carne dos ossos das presas. Antes de se tornarem animais domésticos, os gatos eram selvagens e caçadores, por isso sua língua tem essa função mecânica. Hoje, dificilmente você encontrará este pet atrás de uma presa para se alimentar, mas o instinto permanece. 

Veja também:  Seu pet adora destruir a árvore de natal? Veja 12 jeitos geniais de protegê-la

Agora que você conhece a razão da língua dos gatos serem tão ásperas, não se assuste quando algum for te lamber. Pode não ser a sensação mais gostosa, mas faz parte da anatomia do animal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!