Quando você decide comprar ou adotar um cachorro, a primeira coisa que precisa saber são as características dele. Se possui grande ou pequeno porte, se ele é muito enérgico, como os cachorros esportistas, ou se é mais calminho, se costuma ser bravo ou dócil, entre outros. Tudo isso para ter certeza de que o animal se adequa ao ambiente da casa e garantir que não haja problemas futuros.
Leia mais: Saiba quais são os cachorros mais indicadas para crianças
Para melhor entender as raças, principalmente, a American Kennel Club, um tradicional instituto de cães, as separou em sete grupos. Os cachorros esportistas , os trabalhadores, os terriers, os hounds, os toys, os pastores e os não-esportistas. Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre este primeiro grupo.
Os cachorros esportistas
Esses animais foram, em sua origem, treinados para ajudar na caça. São chamados de esportistas por enxergarem o trabalho de capturar, localizar ou buscar as caças como um hobbie, um esporte. Dessa forma, eles não matavam a presa, deixavam esse serviço para o homem.
O grupo está dividido em alguns tipos de raça, de acordo com a atividade que exerciam. O Retrievr coletava os pássaros, o Setter encontrava a presa já atacada e o Spaniel costumava espantar os animais e tirá-los de seus abrigos.
Os cães deste grupo são muito enérgicos, rápidos e possuem o faro aguçado. Geralmente, não são bravos, pelo contrário, foram treinados para a companhia, o que exercem com excelência. Estes animais são indicados para aquelas pessoas que querem um bichinho animado e educado e que tenham bastante espaço para que ele se exercite em casa.
Leia também: Agility é a atividade física para cães que está fazendo muito sucesso
As principais raças
Golden Retriever
Labrador Retriever
Fox Paulistinha
Dogo Argentino
Akita
Basset Hound
Beagle
Border Collie
Cocker Spainel
Pointer Inglês
Doberman
Dachshund
Weimaraner
Braco Alemão de Pelo Duro
Fila Brasileiro
Husky Siberiano
Pastor Alemão
Rottweiler
Vale lembrar
Leia mais: 10 raças de cachorros mais inteligentes
O fato de a raça do animal estar inclusa na lista dos cachorros esportistas não é totalmente determinante para a característica do cachorro. Claro que a genética e os instintos do animal influenciam muito na forma como ele se comporta, mas o ambiente em que ele se encontra também é muito importante. Em outras palavras, pode ser que um cão com tendência a ser elétrico seja muito calmo, influenciado por uma família que não estimula esse lado dele, por exemplo.