Como cuidar do cachorro após a castração?

Além do comportamento do cachorro castrado, outra preocupação que se deve ter é com os cuidados após a cirurgia. Afinal, são eles quem determinam boa parte do sucesso dela

Siga a medicação à risca

Todas as orientações do médico são importantíssimas, por isso, segui-las rigorosamente é o mais importante. Quando se trata de remédios, o negócio fica ainda mais sério, e tanto os medicamentos, quanto a quantidade e o período devem ser levados a sério.

Sam Lion/Pexels

Cuide bem dos curativos e cicatrizes

O externo também conta muito para o decorrer do procedimento, e caso as cicatrizes forem malcuidadas, o sofrimento físico é certo. Nesse caso, as orientações médicas também são muito importantes. O tutor também deve verificar se o próprio cachorro não tirou os curativos e não está os cutucando.

FreePik

Evite esforço físico

Quanto mais esforço, maiores as chances de os pontos estourarem e dos aspectos físicos incomodarem o cãozinho e a recuperação demorar mais. Desse modo, não se pode incentivá-lo a correr, pular, brincar e estar muito perto de outros animais.

Akshay Nayak/Pexels

As mudanças de comportamento

Essas mudanças em um cachorro castrado são normais, porém, se perceber algo fora do comum, desde questões físicas, até comportamentais e emocionais, é importante buscar por um hospital veterinário o mais rápido possível, dizem as especialistas Ana Paula Sanchez Barcelos e Renata Bloomfield.

Josh Hild/Unsplash

Nos acompanhe nas redes sociais

Acompanhe o Canal do Pet também pelo Instagram, além de receber nossos conteúdos, é uma ótima forma de interagir diretamente com a gente!

RODNAE Productions/Pexels

Veja mais Top Stories