Mudanças de comportamento em cães castrados

O comportamento dos cachorros muda em alguns aspectos após a castração, pois muitos deles está ligado ao cio (mesmo os machos, que são atraídos). Isso faz parte do instinto e não há como desfazer. Porém, a castração ajuda a inibi-los, além de ser algo positivo para a saúde do pet.

O que é dito por profissionais

A médica-veterinária Ana Paula Sanchez Barcelos e a especialista em comportamento animal, Renata Bloomfield, da Vet Quality, explicam as mudanças importantes que podem acontecer no comportamento e bem-estar dos pets após a castração.

Reprodução/Shutterstock

Dão menos escapadas

Um dos motivos mais comuns pelos quais os tutores buscam castrar seus pets, especialmente aqueles que conseguem dar aqueles passeios sem permissão e podem fugir atrás de um parceiro ou parceira para acasalar – essa é uma questão preocupante especialmente entre tutores de gatos.

Noémi Macavei-Katócz

Ficam mais calmos

Nem sempre isso acontece, pois a inquietude e agressividade podem ter diversas razões. Ana Paula diz que diminuir hormônios como a testosterona pode modificar o comportamento do cão castrado. Porém, é preciso também mudar fatores externos para melhorar a qualidade de vida do pet. Muitas vezes a causa está relacionada a estresse, ansiedade e falta de atividades físicas, por exemplo.

shutterstock

Melhoram os hábitos do xixi

Nos passeios o seu cão costuma parar a todo momento para deixar sua marca? A castração pode diminuir ou eliminar esse problema. Eles fazem isso pelo instinto de mostrar a outros cães que aquele lugar tem dono. Depois de castrados, os hormônios responsáveis por esse hábito diminuem. Por isso, quanto antes realizar o procedimento, melhor de ensiná-los onde eles devem fazer as necessidades.

bruno_toz/flickr

Torna-se menos ativo

Renata Bloomfield explica que os cães castrados necessitam de menos energia. Para os tutores que não têm tanto tempo e espaço para passeios e brincadeiras muito frequentes, essa é uma boa notícia. Porém, deve-se lembrar de consultar um veterinário para instruir sobre a dieta. Afinal, se o pet gasta menos energia é preciso adaptar sua dieta, ou ele pode engordar e chegar à obesidade.

B J BJ/unsplash

Não “monta” mais em objetos e pessoas

Agarrar as pernas dos donos, das visitas ou de quem estiver por perto, pode ser bem incômodo ou até constrangedor. Além disso, eles também “se aproveitam” de qualquer objeto. Não é por mal, e isso é apenas mais um dos instintos. O comportamento do cão castrado muda também nesse sentido e esses episódios acabam.

Shayna Douglas/Unsplash

Não muda só o comportamento

Essas vantagens também se equivalem em relação às fêmeas, tendo em vista que se a castração for realizada cedo, as chances de desenvolverem câncer de mama reduzem bastante. Podem ser evitadas doenças uterinas, como a piometra, alterações ovarianas e gravidez psicológica.

Gytis M/Unsplash

A importância dos exames de rotina

Assim como os humanos, é necessário realizar exames antes de qualquer cirurgia. Exames de rotina são fundamentais, em qualquer ocasião. Apesar de o procedimento não ser muito invasivo, hemograma e eletrocardiograma completos dão a confirmação de que as chances de complicações são mínimas. A saúde do pet precisa estar em dia antes do procedimento para garantir o bem-estar do cão e não o submeter a riscos.

Mikhail Nilov/Pexels

Nos acompanhe nas redes sociais

Acompanhe o Canal do Pet também pelo Instagram, além de receber nossos conteúdos, é uma ótima forma de interagir diretamente com a gente!

Helena Lopes/Pexels

Veja mais Top Stories