Quantas horas por dia os cachorros devem dormir?

O sono geralmente não está entre as prioridades quando se trata de cuidado com os cães. É importante entender se o cão está dormindo a quantidade necessária de horas para que ele tenha uma boa saúde. Raça, idade e até o ambiente em que o animal vive podem influenciar.

As fases do sono

Nesse ponto, os cães são como os humanos: passam por diferentes fases, desde o adormecer até o REM, hora em que o cérebro está mais ativo, processando os novos aprendizados e os sonhos são mais vívidos. Durante o REM o corpo relaxa mais e recupera as energias.

O sono de um filhote

Os cães necessitam de um tempo mínimo de sono, conforme idade e tamanho. Um filhote pode dormir entre 16 e 20 horas por dia, divididas ao longo do dia. Para que ele durma o suficiente, é importante que gaste a energia acumulada com brincadeiras e passeios.

Isabela Kronemberger/unsplash

O sono de um adulto

Cães adultos e saudáveis que se alimentam bem e se exercitam precisam dormir entre 15 e 16 horas por dia. Normalmente eles descansam 10 horas à noite e o restante dividem em pequenos cochilos ao longo do dia.

Samson Katt/Pexels

Mais idade, mais sono

Com o passar do tempo, o cão passa a sentir mais desgastes físicos e mentais, assim ele precisará também de mais descanso, dormindo algumas horas a mais durante o dia.

A importância do sono

O sono é essencial na vida dos animais e pode até indicar algumas doenças, patologias graves ou a necessidade de mais atenção por parte dos tutores. Quando o pet está feliz e saudável, a tendência é que ele durma o tempo necessário sem nenhum problema.

No que prestar atenção?

O tutor deve ficar atento às mudanças de comportamento, por exemplo: se um cão mais agitado de repente ficou sonolento, ou o inverso. É bom observar se não há algo de errado com o animal.

Karolina Grabowska/Pexels

Problemas psicológicos

Dormir menos que o necessário pode indicar que o pet está com algum distúrbio ou incômodo. Ele pode estar em um forte estado de estresse, ansiedade ou hiperatividade. Levar para um passeio ou fazer massagem pode aliviar esses problemas, assim como trazer outros benefícios. Veja no link abaixo.

Excesso nunca é bom

Dormir além do normal também pode indicar problemas graves, como depressão, aborrecimento, febre ou doenças como cinomose e parvovirose. Ao notar que o cão está dormindo demais, o tutor deve leva-lo ao veterinário o quanto antes.

Cuide do ambiente

A qualidade do sono dos animais também depende do local onde estão. É importante que o pet tenha um lugar confortável e seguro para descansar. Em dias mais frios, uma cama quente, uma roupa confortável e um cobertor fazem toda a diferença.

É saudável dormir com o pet na mesma cama?

Traz benefícios, mas requer alguns cuidados. Saiba mais no link abaixo!

Kristina Petrick/unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades divertidas sobre o mundo dos animais de estimação diretamente no seu celular!

Acompanhe também o Portal iG!

Noticias importantes do Brasil e do mundo reunidas em um único lugar!

FreePik