Não confundir o Head Pressing com comportamentos comuns do gato
Pixabay
Não confundir o Head Pressing com comportamentos comuns do gato

Um comportamento que pode parecer fofo e curioso, a princípio, o ato de pressionar a cabeça contra a parede, na verdade, está por trás de problemas graves de saúde que podem comprometer seriamente a vida dos gatos, principalmente porque os felinos não costumam demonstrar quando estão com problemas.

Por esse motivo, quando os tutores passam a perceber que algo não vai bem, o problema já pode estar bem avançado, o que dificulta ainda mais o tratamento. Logo, caso note que o pet está apresentando um comportamento como esse, o tutor deve leva-lo até um médico veterinário o mais rápido possível.

O Head Pressing , como é chamado em inglês, é um ato compulsivo de pressionar a cabeça contra a parede, móveis ou qualquer objeto duro por longos períodos. Pode acometer cães e gatos e não deve ser confundido com o comportamento que os felinos têm de demonstrar afeto dando cabeçadas de leve nos tutores ou outros animais.

As causas mais comuns para esse ato estão alterações no sistema nervoso dos animais ou mesmo doenças neurológicas, como o câncer.

As causas mais comuns são:

  • Pancadas na cabeça: os traumas causados por golpes sofridos podem surgir por diversos fatores, como quedas e atropelamentos. Caso perceba que o pet sofreu alguma pancada forte, o tutor não deve esperar por sintomas e levar o animal ao veterinário imediatamente.
  • Tumores: pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em animais idosos. Os tumores podem ser primários (pelas próprias células do cérebro) ou secundários (em outras partes do corpo, mas que afetam também o cérebro). O tutor deve ficar atento, caso note que o pet apresenta dificuldades para respirar, para se manter em pé, e sinais de dores.
  • Desvio no fígado: o fígado é responsável por “filtrar” o sangue de substancias prejudiciais ao organismo. Há diferentes doenças, infecções, medicamentos e produtos químicos que podem ser prejudiciais ao órgão.
  • Encefalopatia hepática: o distúrbio metabólico pode afetar o organismo de maneira geral, deteriorando a função cerebral causados por doença hepática.
  • Infecção no sistema nervoso: problema causado por parasitas, infecções bacterianas, viral ou fúngica. Esses problemas também podem ser causados por envenenamento, falta de nutrientes ou distúrbios hereditários. Além de pressionar a cabeça contra a parede, outros sintomas são dificuldade para urinar e problemas de visão.
  • Intoxicação: esse problema pode ser causado pela ingestão de alimentos tóxicos para animais ou estragados, assim como de produtos químicos, como produtos de limpeza, inseticidas e venenos.
Tutor colocou uma esponja entre a parede e o gato. Ao notar o sintoma, leve o animal ao veterinário para se certificar de que não há problema.
Reprodução/Reddit
Tutor colocou uma esponja entre a parede e o gato. Ao notar o sintoma, leve o animal ao veterinário para se certificar de que não há problema.

Pressionar a cabeça contra superfícies duras não é o único sintoma apresentado, este pode vir acompanhado de convulsões, problemas de visão, desorientação (ficar andando em círculos), ficar imóvel olhando para a parede, e encostar o rosto no chão.

Para não confundir comportamentos normais, como dormir de barriga para baixo (quando o felino pode apoiar o rosto), o Head Pressing é um comportamento incomum e se torna evidente, pois o gato o fará acordado e ficará imóvel contra uma parede sem nenhuma explicação aparente e não se mostraram relaxados.

Vale também dar atenção aos hábitos alimentares, se o pet está se alimentando de maneira diferente, comendo mais ou menos do que o de costume, demonstrando dores ao ser pego no colo e sinais de depressão.

 Mais sintomas que poder ser observados

Leia Também

  • Ataxia: falta de coordenação motora, o animal fica também com os reflexos prejudicados.
  • Letargia: moleza e pupilas dilatadas
  • Nistagmo: olhos se movendo involuntariamente.
  • Head Tilt: cabeça inclinada, geralmente para o mesmo lado da lesão.
  • Paresia: perda parcial dos movimentos do corpo.
  • Paralisia: perda parcial ou total dos movimentos.

Ao notar qualquer um dos sintomas, o tutor deve consultar um médico veterinário o mais rápido possível para que o profissional, provavelmente, examinará a retina do animal e parte posterior dos olhos (que pode indicar irregularidades cerebrais ou doenças infecciosas ou inflamatórias). Além de medir a pressão arterial do animal, entre outros exames para indicar o melhor tratamento.

Outros exames úteis incluem

  • AST – TGO
  • Hemograma completo
  • Imunoglobulina A (IgA)
  • Imunoglobulina G (IgG)
  • Imunoglobulina M (IgM)
  • Radiografia
  • Ureia
  • Urinálise simples

O tratamento

Ao notar mudanças repentinas de comportamento, o tutor precisa procurar ajuda de um veterinário
Tasos Lekkas/pixabay
Ao notar mudanças repentinas de comportamento, o tutor precisa procurar ajuda de um veterinário

O tratamento vai depender da causa principal do problema, indicada pelos exames, podendo haver tratamentos paliativos para causas subjacentes ou melhorias dos sintomas enquanto a causa primária não é identificada. Jamais se deve iniciar qualquer tratamento sem a orientação de um médico veterinário.

Prevenção

A melhor forma de prevenção contra diversas doenças que podem levar à compressão cefálicas é manter a vacinação dos animais em dia. Visitas regulares ao médico veterinário ajudam a identificar problemas de saúde ainda no início, facilitando o tratamento.

Reforçando a importância de se observar os animais de estimação no dia a dia para que mudanças sutis de comportamento sejam notadas e que se possa levar o animal para uma consulta antes que possíveis doenças atinjam níveis mais graves.

Para garantir que os pets tenham sempre ajuda quando necessário, o iG Pet Saúde oferece aos tutores consultas emergência e até opção de transporte ao veterinário. Confira essas e outras  vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para cães e gatos.

Acompanhe o Canal do Pet também no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!