Uma postagem que mostra uma  gatinha muito fofa com as orelhas roxas por causa da violeta genciana , bombou no Facebook. Esse medicamento foi usado para cuidar de uma sarna que ela tinha, mas a utilização do remédio fez com que uma dúvida para donos de pets surgisse: podemos usar a violeta nos animais de estimação?

Apesar de ser uma substância muito usada em humanos, principalmente para tratar catapora em crianças e bebês, diminuindo a coceira, esse remédio não deve ser utilizado em cães e gatos.

“Existem estudos que a violeta genciana tem ação anti fúngica, mas isso para os humanos. Na pele do animal ela pode ser prejudicial e causar intoxicações”, explica a médica veterinária Carynn Dantas, do Crystal Pet & Spa.

Existem medicamentos eficazes para tratar problemas de pele em animais
reprodução shutterstock
Existem medicamentos eficazes para tratar problemas de pele em animais

Além de ter alta pigmentação, ou seja, manchar tudo que encosta, a violeta não é uma medicação desenvolvida para os pets, segundo Carynn. “Os efeitos colaterais são desconhecidos, e existem remédios muito mais modernos e eficazes contra doenças de pele do que esse.”

“Para a sarna, por exemplo, não existe nada que indique a eficácia para matar os ácaros causadores da doença”, finaliza Carynn. Por isso, o ideal é sempre consultar o médico veterinário antes de utilizar qualquer medicamento em seu animal de estimação.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!