Os cachorros adoram usar a boca para explorar o mundo, já que o ato de morder objetos os mantém ativos e diminui o estresse. Tal característica faz pensar que os dentes dos cães são muito resistentes, mas a realidade é outra: o esmalte de um dente canino é seis vezes mais fino que o de um humano. A consequência disso é que, atualmente, 1 em cada 4 cães têm fraturas dentárias causados por brinquedos ou petiscos muito rígidos.

Muitos cães têm fraturas dentárias causadas por brinquedos ou petiscos muito rígidos
Shuttersock
Muitos cães têm fraturas dentárias causadas por brinquedos ou petiscos muito rígidos



Leia também: Tártaro em cães pode causar doença irreversível; saiba se seu pet tem

As informações são de uma pesquisa recente realizada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia, com apoio da Mars Petcare. O estudo revelou ainda que as fraturas normalmente estão em dentes funcionalmente importantes e que a maioria dos donos que cães com o problema não souberam indentificá-lo. 

Lisa Milella, veterinária especialista em odontologia faz um alerta: “ao contrário de muitas fraturas comuns em humanos, lascas e fraturas nos dentes dos cães podem causar dor extrema, infecção e diminuição do apetite, uma vez que os nervos dos seus dentes ficam mais expostos”. Porém, o cachorro não sabe identificar o que é muito rígido e pode fazer mal para ele devido a força de sua mandíbula. Assim, o dono é quem deve prestar atenção nisso.

As principais dicas para proteger os dentes dos cães de fraturas são: 

  1. Fique de olho na mastigação: desencoraje o comportamento do cachorro de colocar tudo que encontra na boca por curiosidade, por exemplo pedrinhas do parque.
  2. Se achar que é muito rígido, provavelmente é: quando oferecer ao cão algo para mastigar, imagine-se dando uma mordida forte naquele petisco ou brinquedo. Se sentir aflição ao pensar nisso, então provavelmente o item é muito rígido para o cão.
  3. Consulte sempre o veterinário: se não tiver certeza se um produto – petisco ou brinquedo - é muito rígido, fale com o veterinário de confiança para obter orientações sobre o que é seguro para o pet. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!