A obesidade da população aumentou 60% nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde (Vigitel). Com os cães - que estão cada vez mais vivendo a vida de seus donos - isso não é diferente.  O excesso de peso atinge mais da metade dos cachorros (59%) e gatos (52%) do mundo, segundo pesquisa da Mars Petcare. 

Os dados preocupantes se tornam mais alarmantes depois da publicação de uma pesquisa feita pela Universidade de Liverpool e pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™ que revelou que cães obesos  podem ter suas vidas reduzidas em mais de dois anos. 

O número de cães obesos tem aumentado
Shuttersock
O número de cães obesos tem aumentado

O estudo foi feito durante duas décadas com mais de 50 mil cachorros de 12 raças populares. A ideia era entender como o peso afetava a saúde. O resultado, publicado no "Journal of Veterinary Internal Medicine", mostrou que a correlação entre excesso de peso e tempo de vida reduzido foi observado em todas as raças, apesar da diferença ser maior em algumas do que em outras - nos Pastores Alemães foi de cinco meses, enquanto nos Yorkshite Terriers machos foi de dois anos e seis meses. 

Alex German, Professor de Medicina Veterinária de pequenos animais na Universidade de Liverpool e co-autor do estudo, disse que "Para muitos tutores, oferecer alimentos, particularmente restos de comidas e petiscos, é uma forma de demonstrar afeição pelo animal de estimação. Ter cuidado com o que você oferece ao seu cão pode ajudar a mantê-lo em boa forma e permitir que ele esteja por perto por muitos anos”.

Os donos costumam oferecer comidas não indicadas para agradar o pet
Shuttersock
Os donos costumam oferecer comidas não indicadas para agradar o pet

Esse é um problema comum nas casas com animais. Outra pesquisa realizada pela Mars Petcare mostrou que mais da metade (54%) dos tutores de cães e gatos sempre ou frequentemente alimentam os pets se eles pedem, e quase um quarto (22%) dos tutores às vezes alimentam em excesso seu animal de estimação para mantê-los felizes.

Leia também:  Como evitar que o cachorro roube alimentos proibidos

Para evitar a obesidade em cães e gatos é importante manter uma dieta equilibrada e própria para a raça, idade e necessidades do animal. Um veterinário nutólogo pode auxiliar no cardápio. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!