Tamanho do texto

Algumas raças salivam mais do que outras, porém é sempre bom ficar de olho em certas doenças que causam a hipersalivação

A saliva é uma forma de ajudar na digestão da comida, e assim como os humanos, cães e gatos também produzem este líquido. Porém existem algumas raças de cachorros que babam naturalmente pela anatomia da boca e sua conformação labial, explica o professor do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, Alex Portes.

Leia também: Corte de rabo em cães pode causar paralisia, afirma veterinária

Segundo Alex, a hipersalivação pode ser desencadeada por estímulos externos em todos os cães. “Uma comida apetitosa, o excesso de calor, aquela bolinha favorita, a felicidade de ver o tutor chegar em casa, tudo isso são motivos para esse processo que normalmente se trata de algo fisiológico”, explica.

Mas se o pet estiver babando muito sem motivo aparente, o ideal é levá-lo ao veterinário. “A hipersalivação pode ser ocasionada por doenças periodontais, gástricas, hepáticas, lesões na boca e tumores, ingestão de corpos estranhos (até mesmo pedaços de brinquedos), alterações neurológicas, a famosa raiva e ingestão de plantas”, afirma. Além disso, é importante deixar o cão longe de produtos de limpeza e medicamentos.

Confira abaixo algumas das raças mais conhecidas que babam muito naturalmente:

Dogue Alemão

Dogue Alemão arrow-options
shutterstock
Dogue Alemão


Boxer

boxer arrow-options
shutterstock
Boxer


Fila Brasileiro

Fila Brasileiro arrow-options
shutterstock
Fila Brasileiro


Basset Hound

Basset Hound arrow-options
shutterstock
Basset Hound


São Bernardo

São Bernardo arrow-options
shutterstock
São Bernardo


Bulmastife

Bulmastife arrow-options
shutterstock
Bulmastife


Terra nova

Terra-nova arrow-options
shutterstock
Terra-nova