Idosos que têm animais de estimação são mais felizes, segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O estudo mostra que os pets têm um papel importante no envelhecimento saudável dos humanos. Seja cachorro, gato ou pássaro, 90% dos idosos entrevistados revelaram que a companhia do animal os ajuda a se sentir mais amados e a aproveitar mais a vida. 80% deles garantem que o bicho ajuda a reduzir o estresse.

Leia também: Gato fofo invade casa para confortar homem recém operado

Animais de estimação ajudam no envelhecimento saudável do ser humano
shutterstock
Animais de estimação ajudam no envelhecimento saudável do ser humano


Para chegar nessa conclusão, foram ouvidas 2 mil pessoas de idades entre 50 e 80 anos, das quais mais da metade (55%) tinham animais de estimação. Os cães eram os mais recorrentes dentre os pets, seguidos por gatos, pássaros e hamsters. Por demandarem atenção e cuidados físicos, os donos de bichos são mais ativos, e consequentemente tem um envelhecimento saudável .

Leia também: Cachorro cava buraco no túmulo do dono para ficar mais perto dele

Por precisarem passear, os cachorros são os vencedores em manter seus donos ativos fisicamente. Além disso, 80% dos donos revelaram que os pets trazem um propósito para suas vidas. Outros 60% disseram que o animal de estimação ajuda a lidar com depressão, isolamento social e solidão.

Porém tudo tem um lado ruim: 54% dos entrevistados tem dificuldade de sair de casa ou de viajar por causa do pet, 18% confirmaram que os gastos financeiros aumentam, e menos de 6% afirmaram que as quedas, machucados e alergias aumentaram após a chegada do animal.

Apesar desses pequenos pontos negativos, fica claro que o envelhecimento saudável é uma das boas consequências de adquirir um animal de estimação. Por estar sempre perto e dar amor incondicional, eles trazem um tipo de felicidade que algumas vezes os humanos são incapazes de dar uns aos outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!