Tamanho do texto

Esse suplemento tem grande importância na saúde do animal, principalmente na eliminação das bolas de pelo

Um animal peludo sempre precisa da atenção redobrada, principalmente na hora de escová-lo. Com os gatos isso é ainda mais importante, já que esse bicho costuma fazer a própria higiene se lambendo. A língua felina é áspera, e faz com que o animal acabe engolindo muito pelo, o que pode resultar em bolas de pelo em seu estômago e intestino. Para evitar que isso aconteça, muitos tutores optam por dar malte para gatos.

Leia também: Como saber se o gato gordo está obeso ou apenas acima do peso?

gato se lambendo
shutterstock
O malte para gatos tem grande importância para os bichanos














malte para gatos é uma substância pastosa feita de óleos e gorduras vegetais, que muitas vezes tem aromatizantes para chamar a atenção do animal. Esse suplemento ajuda que as bolas de pelo sejam expelidas pelo organismo do animal pelas fezes, sem que ele tenha que vomitar. É importante ficar de olho porque se a bola for muito grande e passar do estômago, pode acabar obstruindo o intestino do felino. 

Leia também: Leia também: OAB poderá barrar profissionais com histórico de maus-tratos a animais

Porém é preciso ter em mente que o malte não deve ser dado sempre para o gato. Como tem efeito laxante, se usado em grandes quantidades e sempre, pode trazer problemas para o animal. Porém, se mesmo sem as bolas de pelo o bichano estiver com dificuldades para evacuar, vale tentar utilizar a substância.

Como dar malte para gatos

Felinos são animais com personalidades muito distintas, e diferente dos cães, eles não têm grande curiosidade por alimentos diferentes. Mesmo assim, pode ser que o gato se interesse pelo malte e coma direto da embalagem. A quantidade ideal é de uma bolinha do tamanho de uma avelã, duas vezes por semana. 

Se o animal não quiser comer direto da embalagem, tente deixar uma pequena quantidade na pata dele para que ele lamba. Se também não funcionar, é melhor tentar dar como se fosse remédio, direto na boca do bichano. Não é aconselhavel misturar o malte na comida do gato.

Leia também: Sangue nas fezes do gato? Saiba o que isso pode significar para a saúde do pet

Mesmo com o  malte para gatos a escovação do felino nunca pode ser dispensada. Ela ajuda a retirar o excesso de pelos, principalmente na época da troca, e evita que o animal tenha que recorrer ao suplemento muitas vezes na semana.