Com a chegada do inverno, o número de pessoas com doenças respiratórias aumenta. Nessa época do ano, para onde você olha tem alguém espirrando, tossindo e com o nariz escorrendo. Ao mesmo tempo, os animais também podem ser afetados pelas baixas temperaturas e contrair doenças. Não estranhe se encontrar seu cachorro resfriado.
Leia também: Cachorro com nariz escorrendo pode indicar alguns problemas de saúde sérios
Observando esse quadro, é normal que os donos se perguntem se eles podem transmitir vírus ou bactérias, deixando seu cachorro resfriado . Já se sabe que algumas patologias podem ser passadas dos animais para os humanos, as chamadas zoonoses, e dos humanos para os animais, conhecido por zoonose reversa. Mas será que o resfriado entra nessa lista?
Posso passar resfriado para meu cão?
Por sorte isso não acontece. Os agentes causadores do resfriado são diferentes para humanos e cães. Então, o vírus e a bactéria que atinge o dono não causará o mesmo efeito se o animal contrair, e vice e versa. A maioria das doenças respiratórias são específicas na natureza. Isso significa que o cachorro só pode espalhar seus agentes para outros da mesma espécie, assim como os humanos. Isso significa que se você estiver resfriado pode ficar tranquilo.
Leia também: Seu cão está com dificuldade para respirar? Saiba o que fazer
No entanto, se você tem vários pets em casa, fique alerta. Como foi dito, os caninos passam resfriado para seus semelhantes, então se algum deles apresentar sintomas como espirros e corrimento nasal, deixe-o distante dos amigos. O ideal é levar todos ao veterinário, pois existe a chance de ficarem doentes. Na dúvida é melhor garantir antes que a doença se alastre.
Doenças que podem ser transmitidas
Apesar do resfriado não entrar na lista, existem algumas doenças que são passadas de dono para pet, e vice e versa. Certos vírus da gripe podem ser transmitidos para os cães, como é o caso da Influenza A. Nesse caso, a situação pode se tornar um grande problema de saúde, já que o agente encontra outro ser vivo para se hospedar e se multiplicar.
Entre outras doenças que são transmitidas para os pets estão a caxumba e a micose. Caso apresente sintomas de uma delas, o ideal é ficar longe só bichinho durante um tempo. Converse com o veterinário para saber como protegê-lo e evitar que fique enfermo.
Em contra partida, também tem aquelas patologias que os pets podem nos passar. É o caso da tênia, raiva e ancilostomíase. Contrair essas doenças é mais raro, mas pode acontecer se não tomar os devidos cuidados com saúde e com a higiene dos pets.
Leia também: Como evitar e tratar a pneumonia em cachorro
Agora que você já sabe que seu cãozinho não será afetado pelo seu resfriado, já pode relaxar e aproveitar os dias doentes em sua companhia. Mas, não deixe de lado os cuidados com a saúde dele durante o inverno. Ninguém deseja um cachorro resfriado em casa.