A pouco conhecida SUF (Síndrome Urológica Felina) é uma doença que atinge boa parte da população dos bichanos machos. Mas há alguns casos em que as fêmeas também sofrem deste mal. Infelizmente as pessoas não possuem o conhecimento dessa enfermidade e quando se dão conta é tarde de mais para fazer o tratamento.

+Carrapato em cães: conheça os riscos e saiba o que precisa ser feito

A SUF  é um mal que pode ser bastante perigoso, se não for tratado com muita urgência, pois  pode abalar a saúde do bichano de uma forma agressiva, causando insuficiência renal no animal.

A SUF possui um tratamento simples.
shutterstock
A SUF possui um tratamento simples.


Sintomas

Os sintomas dessa doença são simples de detedctar. Geralmente o seu gato vai sentir dificuldade ao urinar e dores fortes. O aparecimento de sangue na urina do animal também pode acontecer em boa parte dos casos.

O comportamento deles também muda por causa da dor e começam a fazer xixi em lugares inapropriados e com maior frequência.

Confira como tratar  SUF.
Reprodução Pinterest
Confira como tratar SUF.


Como o seu gato pode pegar esta doença

Muitos fatores podem influenciar esta síndrome. Dentre eles estão a obesidade e a idade avançada, que são as principais coisas que causam esta doença.

Outras causas também podem facilitar este mal acontecer: estresse, tumores, bactérias e vírus. O melhor jeito de prevenir que o seu gato pegue esta doença é a vacinação e manter uma dieta balanceada com rações úmidas, incentivar ele a se exercitar e estimular a hidratação de todos os jeitos. Estas atitudes fazem toda a diferença e podem ajudar a evitar essas complicações.

+Berne em cachorro: saiba o que é, como tratar e como se pega

Apenas dê remédios indicados pelo veterinário.
Reprodução/ Shutterstock
Apenas dê remédios indicados pelo veterinário.


Tratamento

Fazer uma pequena cirurgia para remover a urina presa na bexiga do gato é a primeira coisa que você tem que fazer para tratar o problema. 

Remédios como antibióticos e antiinflamatórios costumam ser bastante receitados para ajudar no tratamento. Porém, o seu veterinário vai indicar este medicamento de acordo com o estado do seu gato. Estas são as principais providências que você tem que tomar para a cura do bichano. 

+Sabe o que é miíase? Conheça os tratamento e causas desta infecção

Vale lembrar que dê remédios para o seu gato apenas com indicação médica. Não faça isso por conta própria, pois você pode piorar o grau da SUF.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!