Há diversas doenças de animais que os donos não têm como perceber, esse é o caso da miíase, uma infecção na pele causada pelas larvas das moscas. O inseto pode picar qualquer ser vertebrado (inclusive em humanos), mas os cachorros estão mais expostos a esse problema. 

+Sabe o que é FIV? Conheça tudo sobre a temida Aids felina

A miíase ou bicheira, como é popularmente conhecida, acontece mais em países tropicais e subtropicais, como os da America Central, América do Sul, África e alguns componentes das ilhas do Caribe. Animais de rua estão mais propensos a pegar essa infecção, pois ela vem pela falta de higiene do bichinho ou o lugar em que ele estiver vivendo.

A miíase é causada pelas larvas das moscas que picam os animais.
shutterstock/Reprodução
A miíase é causada pelas larvas das moscas que picam os animais.


Tipos dessa infecção

Dependendo do jeito como os ovos da mosca infectar o animal, essa doença pode ser classificada em três tipos:

Primária: é quando a bicheira atinge a pele saudável e no momento em que ela se rompe, as larvas invadem apenas o primeiro tecido da pele, causando uma pequena ferida. O inseto que faz essa ferida é a  Dermatobia hominis , a famosa varejeira.

Secundária: neste tipo, as moscas  Cochliomyia hominivorax deixam os ovos em feridas que já estão abertas, fazendo com que as larvas se alimentem desse teciido necrosado.

Acidental: esse é o jeito mais comum em animais, ele acontece quando o cão ou o gato ingerem algum alimento que já está com larvas das seguintes variedades de insetos:  Stratyomidae (Hermetia illuscens), Syrphidae, Muscidae  e  no caso menos comum, mas mesmo assim provável Tephritidae, o popular bicho de goiaba.

+Medicamentos humanos podem ser dados para cães e gatos?

Esta é a larva que causa a miíase nos animais e pessoas.
shutterstock/Reprodução
Esta é a larva que causa a miíase nos animais e pessoas.


Sintomas

Os sintomas que você deve ficar atento nos animais são:  fortes dores em alguma área do corpo, resistência em se mexer ou dificuldades ao andar. Se a pele estiver inchada em apenas um local é bom levar ao veterinário também. Por mais que a miíase em cães seja mais comum, fique alerta também em outros bichinhos que você cuida.

+Cientistas criam vacina para combater gripe canina

Tratamento

Nunca de remédios por conta própria ao seu pet, isso pode fazer com que outros problemas apareçam. Leve-o imediatamente para o veterinário, pois ele irá remover esses vermes um a um com uma pinça. Feito isso ele vai receitar uma solução médica para você passar no bichinho duas vezes ao dia.

Preste atenção no comportamento dos animais. Se eles apresentarem algum dos sintomas acima, leve ao veterinário.
shutterstock/Reprodução
Preste atenção no comportamento dos animais. Se eles apresentarem algum dos sintomas acima, leve ao veterinário.

Sempre manter limpo o local em que o animal fica é uma das maneiras de prevenir a miíase. O controle desta doença parece bobo, mas é muito importante, pois ela causa prejuízos aos animais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!