Cientistas da "University of Rochester School of Medicine and Dentistry", nos EUA, desenvolveram pela primeira vez duas novas vacinas para cachorros que previnem a gripe. A pesquisa é importante não apenas para melhorar a saúde dos cães, mas para mantê-los protegidos.
Leia mais: Vira-lata é recusado por Pet Shop e dono faz relato em rede social
Atualmente, os veterinários utilizam vacinas para cachorros que incluem vírus da gripe que estejam inativos ou mortos, mas alguns estudiosos dizem que isso gera uma proteção a curto prazo apenas. Isso acontece porque cachorros que já foram infectados por variados vírus da doença têm o potencial de ficarem resistentes à ele, podendo inclusive contaminar humanos. Mesmo que ainda não tenha acontecido, estudiosos dizem ser possível.
Sabendo disso, cientistas liderados pelo professor Luis Martinez-Sobrido, associado do departamento de Microbiologia e Imunologia, criaram duas vacinas mais "leves" contra o vírus canino H3N8 influenza, que garantem uma resposta imunológica mais rápida e por um período maior de proteção dos cães quando comparada com as utilizadas comercialmente.
Leia mais: Aprenda a usar os antibióticos para gatos da maneira certa
A ideia é ser uma vacina que faça efeito no nariz, já que o focinho é o primeiro lugar por onde o vírus entra. A prevenção não pode agir no pulmão porque poderia gerar uma inflamação.
O grupo planeja testar as duas vacinas em cachorros e a esperança é de que elas impeçam a dispersão da gripe em abrigos e em canis, além de evitar a transmissão para os humanos. Como os donos costumam estar em contato regular com os bichinhos, Martines-Sobrido acredita que o melhor é prevenir os cães de pegar a gripe.
Leia também: Tosse dos canis: transmissão, sintomas e tratamento da doença
É possível previnir de outra forma?
Não permitir que seu cachorro compartilhe água, comida e brinquedos é uma das maneiras alternativas de prevenir a gripe, já que a doença é passada de cão para cão. Manter contato com os outros donos para saber se existe algum animal doente também é importante e qualquer sinal de surto é importante mudar o local de passeio.
Qualquer mudança ou sintomas diferentes, não deixe de levar seu cão no veterinário ou de considerar a vacina para cachorros que ajuda e muito.