Um dos grandes problemas enfrentados pelo Brasil é a grande quantidade de animais vivendo na rua. De acordo com dados recentes, divulgados pela Organização Mundial de Saúde, o país possui cerca de 30 milhões de cães e gatos que sofreram com o abandono ou já nasceram sem um lar. Todos eles estão desprotegidos de doenças bastantes graves e de fácil proliferação como a leptospirose  e a raiva. O Centro de Zoonoses (CCZ) surgiu para tentar amenizar essa situação. 

O Centro de Zoonoses tem o objetivo de controlar a população de animais de rua
shutterstock
O Centro de Zoonoses tem o objetivo de controlar a população de animais de rua

A maior parte das pessoas sabe da existência do Centro de Zoonoses , mas não fazem ideia dos serviços que ele oferece e da importância que possui para a saúde pública. Além das famosas carrocinhas dos filmes que passam recolhendo os bichinhos da rua, esses locais também oferecem vacinação, castração, saneamento ambiental, adoção, entre outros. 

Desde a criação, em 1973, o objetivo principal sempre foi o controle de zoonoses, doenças transmitidas dos animais para os humanos e capazes de colocar a vida em risco. O primeiro CCZ tinha objetivo de combater um surto de raiva . Hoje em dia existem unidades pelo Brasil inteiro. 

Como funciona

A base de ação do CCZ está no controle da população de animais domésticos (gato e cachorro, principalmente) e de animais sinantrópicos (gambá, ratos, morcegos...). Todos os serviços prestados tem isso como objetivo. A partir desse controle se torna muito mais fácil prevenir e lutar contra as doenças. 

Serviços

- Recolhimento de animais: ocorre o resgate de qualquer animal que esteja em situação de rua e possua risco iminente de causar acidentes (como atropelamento) ou transmitir doenças.  Isso inclui todos os animais, desde vacas e cavalos até um gato. 

- Vacinação antirrábica : são disponibilizadas de forma gratuita doses da vacina que previne a raiva. O ato é importante para manter a erradicação da doença no país. 

- Controle de animais sinantrópicos: esses são todos os animais conhecidos como "invasores" de residências, que se aproveitam, de alguma forma, da vida urbana para sobreviver. Ratos (capazes de transmitir leptospirose) e mosquitos da dengue são os principais entre os combatidos. 

- Reclamações: todo tipo de reclamação relacionada a vida animal é feita pelo CCZ. É ele que recebe e verifica informações como o mau trato de animais de estimação. 

- Monitoramento: além do controle da população de animais e a possível interferência que ela tenha na vida das pessoas (doença ou perigo), é feita a verificação do surgimento de possíveis epidemias. 

- Estágios e projetos: são oferecidos cursos profissionalizantes e vivências para profissionais da área com a intenção da melhora da qualidade no mercado de trabalho.

- Educação: o Centro de Zoonoses também tem o dever de informar e ensinar a população sobre doenças graves e como elas devem ser tratadas e evitadas. 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!