Comprou um brinquedo novo e o cão ignorou? Desperte o interesse dele

Não gaste dinheiro à toa

Uma história comum na vida de quem tem um cão é gastar um bom dinheiro em um brinquedo para divertir o pet e ele simplesmente ignorar aquele objeto. É ainda mais frustrante quando ele quer brincar com objetos da casa em vez de aproveitar o brinquedo comprado com tanto carinho

reprodução shutterstock

Deixe mais atrativo

Os pets gostam daquilo que remete ao tutor. Táticas como abraçar o brinquedo, dormir junto com ele ou colocar junto com as roupas para que fique com o seu cheiro são válidas e funcionam. Lembre-se também de deixar o brinquedo sempre à disposição do animal.

Brinque junto

Para que o pet aprenda o que fazer, é interessante que o tutor "dê o exemplo". Brinque como se fosse seu para que o pet desperte curiosidade por aquele objeto. Vez ou outra derrube "sem querer" para que ele fique curioso para interagir também.

Reforço positivo

Quando o cão finalmente começar a interagir com o brinquedo, dê a ele alguma recompensa, pode ser um elogio animado, carinho e até mesmo um petisco que ele goste. Sempre que ele se aproximar do brinquedo, reforce o comportamento.

Associação positiva

Continue agindo da mesma forma sempre que notar que o pet está se aproximando de um brinquedo para que ele entenda que isso está chamando a sua atenção de forma positiva. Ele repetirá esse comportamento para continuar ganhando os afagos e, com o tempo, o objeto será importante para ele.

Valerio Emiliani/Unslash

Dê vida ao brinquedo

Outra forma interessante de brincar com o pet é amarrar uma cordinha ao brinquedo e ir puxando, aos poucos, pelo chão. O cão verá o brinquedo se movendo e irá se divertir perseguindo o objeto. Conforme ele for pegando, aumente a velocidade de forma segura.

Variar os brinquedos

Quando o cão tem vários brinquedos, não deixe sempre os mesmos disponíveis para que ele não enjoe. Caso o pet tenha 8, deixe 4 em um dia e 4 no outro, ou troque aleatoriamente para que ele tenha sempre algum brinquedo diferente para interagir.

Saiba do que o seu pet gosta

Existem diversos tipos de brinquedos com texturas e tamanhos diferentes. Uns fazem barulho e outros não. Escolher um brinquedo barulhento para um cão que tem medo não é uma boa ideia. Dar um brinquedo frágil para um cão mais forte é perigoso, pois ele pode engolir parte do objeto quebrado.

E quando o cão se interessa demais?

Pode acontecer também de o cão se tornar possessivo e rosnar e até morder caso alguém se aproxima. Veja como pode resolver esse problema no link abaixo!

Brinquedos para o pet se divertir sozinho

Saiba quais brinquedos você pode oferecer para o seu pet se manter entretido mesmo quando ele estiver sozinho em casa! Veja no link abaixo.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades divertidas do mundo dos animais de estimação diretamente no seu celular!

Samson Katt/Pexels