Possessividade canina é um problema, mas tem solução

O que é

Sabe quando o cão está brincando com algum objeto e começa a roscar quando alguém se aproxima? Ou mesmo quando está perto do tutor, ele se mostra uma fera caso alguém chegue perto, como se fosse um cão de guarda? Isso é um sinal de possessividade

shutterstock

Pode ser um grande problema

Alguns tutores até acham bonitinho ver que o cão sente ciúme e o protegeria de possíveis agressões. No entanto, essa possessividade pode atrapalhar muito ao receber visitas em casa, interagir com o pet enquanto ele está com algum objeto ou alimento, e até mesmo leva-lo para um passeio.

O porquê desse comportamento

O comportamento de possessividade é muito comum por ter origem dos ancestrais, que precisavam defender o alimento e o território para sobreviver, mas é algo que pode ser modificado.

Como amenizar a possessividade canina?

É sempre melhor prevenir, do que remediar. Acostume o filhote com alguns exercícios simples: ao passar por ele enquanto ele estiver com um osso ou brinquedo, jogue um petisco próximo, para que ele associe essa aproximação a algo positivo.

Mas e se o pet não for mais um filhote?

Também funciona para cães adultos. Mas é preciso tomar cuidado para que a ação seja feita antes que ele demonstre qualquer atitude de posse, como latir ou rosnar quando estiver com algum objeto que valoriza.

Nunca tente forçar nada

É importante nunca tentar tirar o objeto à força do cão, isso fará com que ele fique desconfiado e deve piorar muito o problema, podendo ocasionar até mesmo em mordidas.

E se o ‘objeto’ for você

Quando o alvo da possessividade estiver relacionado ao tutor e o pet tem a reação de rosnar ou atacar quem se aproxima, também é possível usar o mesmo truque: associar a aproximação de outras pessoas a coisas agradáveis.

Tudo leva o seu tempo

Vá com calma e tenha paciência, respeitando os limites do cão. Ele precisa entender que a presença de outros indivíduos não significa disputa e que ele pode relaxar enquanto se alimenta ou está com um brinquedo, porque ninguém “roubará” nada dele.

Sempre vá pelo reforço positivo

Se for preciso mudar um comportamento indesejado, apenas recompense o cão quando ele agir da maneira que se considera adequada. Não dê atenção a qualquer sinal de possessividade. Não o toque ou entre em disputa com ele.

Na dúvida, peça ajuda

Treinamentos que envolvem possessividade ligada à agressividade devem ser feitos com muito cuidado e segurança, para evitar acidentes. Caso sinta dificuldade, peça ajuda a um profissional em comportamento animal.

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação