8 maneiras de entreter o seu pet

Seja qual for o motivo, sair de casa e deixar o pet sozinho pode ser doloroso para o tutor e para o animal, que ficará por algumas horas solitário. Mas é possível fornecer entretenimento o bastante para que o bichinho nem sinta a hora passar.

Um ambiente seguro

Deixe o pet em um ambiente da casa onde ele se sinta confortável e que não tenha nada que possa causar risco ao animal. Para os cães é indicado bloquear um cômodo da casa, como a sala de estar, e deixar os brinquedos e uma cama confortável. Para os gatos, pode ser feito um peitoril na janela ou uma caminha para ele se aconchegar.

Kevin Turcios/Unsplash

Um brinquedo com guloseimas

Os comedouros interativos são um prato cheio para manter os pets entretidos. Trocadilhos à parte, para os cães pode ser colocado um alimento úmido que ele goste e deixar congelar para que ele tenha boas horas lambendo o alimento. Para os gatos podem ser colocados petiscos para que se distribua enquanto ele joga o brinquedo de um lado para o outro.

dwderidder/Pixabay

Garanta o entretenimento

Existem canais de YouTube e até playlist em aplicativos de música feitos especialmente para cães e gatos. Com programas voltados para aliviar o estresse e a ansiedade dos cães ao longo do dia ou, para os gatos, vídeos com pássaros voando pode ser uma opção divertida.

Engin Akyurt/Unsplash

O entretenimento na janela

Pelo lado de fora da janela você pode colocar alimentos para que os pássaros venham se alimentar. Os gatos ficarão vidrados na movimentação, as aves vão se alimentar e é uma alternativa de baixo custo. Lembrando que o acesso dos gatos aos pássaros deve ser apenas visual.

ablokhin/iStock

Quebra cabeças e desafios

Existem brinquedos que são como “quebra-cabeça” para os pets. Promovem uma interação que estimula os animais não apenas física, mas também mentalmente. Existem opções para cães e gatos que podem ser encontradas nos pet shops ou até serem feitas em casa.

Estenda um tapete de snuffle

Tapetes snuffle, ou tapetes de alimentação, são opções fodinhas e estimulantes para os animais. Escondendo pedaços de petiscos pela superfície do tapete manterá os pets farejando e brincando por bons momentos. Para os gatos também pode ser usado catnip para aumentar a diversão, além do tapete ser um bom local para uma soneca.

Por falar em catnip

Antes de sair de casa, espalhe um pouco de catnip na cama dos gatos, ou em ambientes e brinquedos que eles mais utilizam. Não mostre ao pet de cara, para que ele vá descobrindo ao longo do dia e se empolguem, gastando bastante energia enquanto brincam. Vale também brinquedos que já contam com a erva do gato, mas deixe disponível apenas quando for sair de casa.

A emoção da perseguição

Se o seu cão ou gato é do tipo que gosta de perseguir, tente dar a ele brinquedos automatizados. Existem peixinhos que pulam, ratinhos que “perseguem” bolas, entre muitos outros. Há até opções mais caras que podem ser controladas remotamente por um app no celular.

Observe tudo

Muitos tutores instalam câmeras de segurança, semelhantes a que se usa em quartos de bebês, para vigiar os pets enquanto estão fora. Caso seja uma opção viável, ainda será possível assistir o pet enquanto ele se diverte em casa.