Roedores são muito fofos, e os coelhos não poderiam ficar de fora da lista de pets mais bonitinhos e queridos, principalmente pelas crianças. Mas será que eles são fáceis de cuidar, ou podemos cuidar deles como de um hamster, por exemplo?

Para tirar as 8 dúvidas mais comuns sobre os coelhos, conversamos com a médica veterinária especialista em animais silvestres e exóticos, Camila Gregorutti Soares, da AmahVet. 

coelho
shutterstock
Dar coelhos de presente de Páscoa não é uma prática saudável para o animal


Coelhos podem viver soltos em casa?


Não. “Eles podem se acidentar. Devem criados em ambientes abertos, mas com limitação, para não caírem ou roerem cabos de alta tensão”, explica a veterinária.

Esses pets fazem suas necessidades em um lugar só, como gatos?


Depende. “Coelhos costumam fazer xixi em um lugar específico da gaiolinha, mas as fezes podem fazer em vários lugares, pois produzem muitas.”

Quais as principais diferenças entre o coelho de tamanho convencional e o mini?


Segundo Camila, anatomicamente eles são iguais. “A única diferença é o porte e peso”, afirma. Comportamento, alimentação e cuidados são os mesmos. 

É possível criar esse pet em apartamento?


Sim! “Desde que ele tenha uma gaiola adequada para seu tamanho e a quantidade adequada de exercícios diariamente”, explica. Ou seja, é um ótimo pet para quem tem uma residência pequena. 

Coelhos podem comer qualquer legume, fruta ou verdura?


Não. É preciso ter muito cuidado com a alimentação desse roedor. “Não são todos os legumes e verduras que são.permitidos. Eles podem comer verduras de cor escura, no caso dos legumes, o ideal é evitar os tubérculos, já que causam alterações gastrointestinais”, afirma Camila. Os alimentos mais comuns que eles podem comer, são: cenoura, abóbora, milho, pepino, maçã, mamão, e abacaxi.

Esse animal pode ficar sozinho quando o tutor sai de casa?


Pode, explica Camila. “Não necessitam do dono o dia todo, apesar de gostarem bastante de companhia.”

Podem conviver com outros animais, como cães e gatos?


Depende. se forem acostumados desde filhote, pode sim. Mas é sempre bom acompanhar a convivência, pois são animais bem delicados e em algumas brincadeiras podem se machucar”, alerta a veterinária. 

Quais os principais cuidados que preciso ter ao adotar um coelho?


Camila explica que o maior cuidado é na alimentação do coelho, pois eles precisam de 80% de feno em sua dieta. “O complemento da dieta do animal dele ser de ração, legumes e verduras.” Já no ambiente em que vivem, é importante cuidar de onde eles pisam. “Forrar a gaiolinha, colocar um tapetinho no piso quando eles estiverem soltos é o ideal para evitar problemas futuros nas patinhas”, conta.

Para mantê-los limpinhos, é preciso escová-los diariamente. “O tutor pode limpar o animal com lenço umedecido toda semana se for preciso”, finaliza Camila.

    Veja Também

      Mostrar mais