Animais pequenos e não tão comuns como cães e gatos estão tomando espaço nas residências dos brasileiros, como é o caso dos coelhos . Orelhudos, fofos e saltitantes, estes roedores podem ser muito carinhosos e apegados aos seus tutores, e para mantê-los saudáveis, uma dieta adequada deve ser oferecida ao animal.
Leia também: 5 curiosidades sobre coelhos que você nunca nem imaginou
O veterinário José Manuel explica que essa alimentação vai além da ração. Verduras, alfafa e algumas guloseimas como legumes e frutas em pequenas quantidades devem ser oferecidos para o coelho. Vale ressaltar que as verduras devem ser escuras, e que quanto mais vegetais, melhor. “É importante variar bem em verduras como agrião, rúcula, escarola, espinafre e etc. Eles também precisam roer fibras e estruturas duras como casca de coco e madeira não tóxica”, afirma. A madeira, para não ser tóxica, não pode ter resina.
O Dr. José Manuel ainda ressalta que a obesidade é um problema comum e grave entre os coelhos, principalmentes nos idosos, e que por isso eles devem ser levados ao veterinário de seis em seis meses para pesagem. “Quanto mais velho for o coelho, menos ração ele come, e devemos dar mais verduras e material fibroso”, explica.
Alguns alimentos também devem ser evitados, os principais são as guloseimas humanas. “Chocolate, bolachas, carboidratos e comida caseira são vilões quando se trata de coelhos”, conta José.
Por último, é preciso sempre escovar bem o pet, evitando assim que ele engula sua pelagem, formando bolas de pelo em seu estômago.