No período de isolamento social do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a jardinagem tem sido uma válvula de escape encontrada por muitas pessoas. Além de decorar a casa e deixar o ambiente mais alegre, o cuidado com as plantas proporciona distração e relaxamento. Mas para quem tem animal de estimação em casa não é toda planta que traz benefícios, já que algumas podem ser altamente tóxicas para os pets

Algumas plantas são tóxicas para os animais de estimação e os donos devem ficar atentos
Shuttersock
Algumas plantas são tóxicas para os animais de estimação e os donos devem ficar atentos


Leia também: Sinais de que o cão precisa ser levado ao veterinário imediatamente

Comigo ninguém pode, zamioculca, copo-de-leite, costela de adão, espada de são jorge, azaleia e espirradeira estão entre as mais de 21 plantas venenosas que, quando os animais entram muito em contato ou ingerem, podem causar intoxicação. Os principais sintomas apresentados nesses casos são vômitos, diarreia, sonolência, coceira e dificuldade de respiração. 

Para evitar esse problema, a paisagista Rayra Lira explica que o melhor é não ter em casa plantas que têm flor, caem muitas folhas, soltem algum líquido ou muito pólen e que tenham cheiro forte. "Os gatos, principalmente, possuem uma atração natural pelo contato íntimo com as plantas . Em casas com cães, elas podem ficar fora do alcance. Mesmo assim, o recomendado é que as plantas tóxicas fiquem longe de casas com pets", conta a especialista que vive num apartamento com seus gatos e cachorro. 

dona com pets em varanda cheia de plantas
Arquivo pessoal
Rayra vive com seus animais em um apartamento e todas as plantas do local são seguras para eles

Isso não significa que não se pode ter plantas em casa. Existem opções que não oferecem risco, não atraem muito a atenção dos pets e ainda possuem propriedades relaxantes capazes de diminuir estresse, ansiedade e insônia - nos animais e nos donos. São elas: orquídea asiática, camomila, alecrim, lavanda, girassol, manjericão, tomilho, hortelã e bromélia. Tomando todos os cuidados, a casa ficará linda e os bichos saudáveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!