Casa cheia, família reunida e mesa farta. Essas são as principais características da ceia de Natal. Apesar de muitos gostarem desse ambiente, ele pode não ser muito apropriado para cães, por isso, para evitar problemas, o dono deve tomar alguns cuidados - os  principais estão relacionados com a comida e com o comportamento do animal. 

Juliana Didiano, veterinária da clínica SPet junto a Cobasi Radial Leste, explica o perigo de oferecer alimentos da ceia ao cachorro. "Não é indicado dar alimentos que ele não está acostumado a comer no dia a dia, por exemplo carnes temperadas (cebola é extremamente tóxica para animais, podendo levar a óbito), frituras ou doces. Qualquer descuido pode levar a quadros de gastroenterites, com sintomas de vômito e/ou diarreia, evoluindo às vezes para pancreatite. Vale avisar visitas ou parentes para não oferecem comida ao pet."

Os donos devem ter alguns cuidados com os cachorros durante a ceia de Natal
Shuttersock
Os donos devem ter alguns cuidados com os cachorros durante a ceia de Natal

Outro ponto que o dono deve ficar atento o tempo inteiro é se o cachorro está confortável no ambiente. Muitos pets se assustam ou ficam estressados com a quantidade de pessoas no ambiente, principalmente se há crianças gritando e correndo de um lado para o outro. Os sinais de que ele não está feliz são: se isolar; ameaçar morder ou rosnar; olhares de insegurança (chamado olho de baleia); começar a demonstrar algum tipo de comportamento para chamar atenção (roer almofada ou sapato, lambedura na perna do tutor, latir sem parar); e fugir sempre que alguém chega perto. 

Nesses casos a melhor saída é deixar o cachorro num cômodo mais reservado e silencioso para evitar maiores problemas. Juliana também indica o uso de produtos veterinários, como feromônios sintéticos , que ajudam a amenizar o processo de estresse. 

Além desses dois pontos, também há a preocupação com os fogos de artifício. Apesar de serem mais comuns no Ano Novo, os barulhos também são escutados na noite de Natal e podem deixar muitos cães aterrorizados. O ideal é que o cachorro fique no cômodo da casa que apresente menor ruído, solto e com as portas e janelas fechadas. Colocar uma música calma em volume alto para tocar ajuda muito. Não tente pegar o cão no colo para acalmá-lo. 

Se a ceia de Natal for na casa de um parente e o dono optar por levar o cachorro, é importante montar uma bolsa com itens que podem resolver imprevistos, como o kit de primeiros socorros pet e um produto para limpar xixi

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!