Tamanho do texto

O comportamento do hamster pode mudar de acordo com sua raça, por isso é importante conhecer as características antes de adquirir um exemplar

Assim como cães, gatos e outros pets, os hamsters também têm diferentes raças. Atualmente existem quatro tipos de roedores dessa espécie que podem ser cuidados como animais domésticos, segundo a veterinária Juliana Pajosse. São elas hamster sírio, hamster anão russo, hamster chinês e hamster roborovski. 

Leia também: 5 cuidados que não podem faltar com o hamster de estimação

hamster arrow-options
shutterstock
Hamsters devem viver sozinhos


O comportamento do animal pode variar de acordo com a raça e por isso ao adquirir um a pessoa deve ficar atenta a todas as características. 

No Brasil existem apenas duas dessas raças. “São elas o hamster sírio e o hamster anão russo. Vale lembrar que os hamster são animais solitários , portanto, somente devem ser colocados juntos os casais caso queiram que os mesmos procriem”, explica Juliana.

Hamster sírio

  • Tamanho: entre 15cm e 19cm
  • Peso: entre 90g e 140g
  • Pelagem: a coloração pode variar entre cores sólidas, bicolores e até tricolores. Podem ser hairless (pelados) ou possuir a pelagem longa e densa (angorá).
  • Comportamento: Costumam ser calmos com humanos, sendo então, os preferidos pra crianção e manuseio.
Hamster sírio arrow-options
shutterstock
Hamster sírio


Hamster anão russo

Pode ser encontrado em duas variações. O Winter White e o Campbell.

Winter white:

  • Tamanho: entre 7cm e 10cm
  • Peso: entre 20g e 50g
  • Pelagem: a cor padrão é cinza nas costas com uma faixa mais escura no meio e barriga branca. O tom de cinza pode variar.  A pelagem é curta e macia. Costumam ser mais ariscos do que os hamsters sírios .
  • Comportamento: Podem apresentar vocalização (gritos) e mordedura quando manuseados. São bastante agitados e precisam de estímulo constante.
Hamster anão russo winter white arrow-options
shutterstock
Hamster anão russo winter white


Campbell:

  • Tamanho: entre 10cm  e 12cm
  • Peso: entre 20g e 50g
  • Pelagem: a cor padrão é uma mistura de cinza e marrom nas costas com uma faixa mais escura no meio e barriga branca. Já existem diversas variações de coloração sendo desde cores sólidas, até cores mescladas.A pelagem é curta e macia.
  • Comportamento: costumam ser mais ariscos do que os hamster sírios. Podem apresentar vocalização (gritos) e mordedura quando manuseados. São bastante agitados e precisam de estímulo constante.
Hamster anão russo campbell arrow-options
shutterstock
Hamster anão russo campbell



Juliana ainda fala sobre como alguns pet shops não levam em consideração as duas variações entre hamsters anões. “A pequena mudança de tamanho é sua maior diferença. Na prática, os petshops acabam apresentando os animais somente como “hamster anão russo”.

Para finalizar, ela alerta sobre o “hamster chinês”. “Alguns pet shops oferecem os animais híbridos (entre winter white e campbell) como “hamster chinês”, mas vale ressaltar que essa espécie jamais foi encontrada no Brasil até os dias de hoje.”