A chegada de um filhote de cachorro em casa pode gerar muita animação e mudanças na rotina da família. Comida, remédios e brinquedos são alguns dos cuidados que os tutores mais prezam, porém o primeiro banho do filhote também é muito importante para a saúde do animal na nova casa.

Leia também: Veterinário alerta sobre parasitas internos e externos, problemas comuns em pets

O filhote de cachorro deve tomar banho quando já estiver adaptado na nova casa
shutterstock
O filhote de cachorro deve tomar banho quando já estiver adaptado na nova casa


Segundo a veterinária Juliana Pajosse, o primeiro banho do animal na casa nova deve ser rápido e sem estresse. “O momento ideal pra dar banho no filhote é quando ele já estiver adaptado em seu lar e estiver sujinho.” A profissional também recomenda que seja um dia em que o pet não sairá de casa, e alerta: “Os banhos em pet shops são recomendados somente após a completa imunização do filhote, após a liberação do médico veterinário”.

Porém, em questões de idade o primeiro banho da vida do animal deve ser feito após o desmame, aconselha a veterinária. "Caso não precise de banho com urgência, o ideal é esperar 30 dias de vida, coincidindo a não necessidade da amamentação do pet." Se o filhote for muito novinho e precisar mesmo de banho, Juliana aconselha utilizar produtos para banho a seco.

Depois disso, a escolha do dia também faz diferença. Juliana explica que deve ser um dia quente, e os produtos específicos para cães . “Shampoos neutros e específicos para cachorros ou filhotes”, explica. Além disso, alguns outros cuidados devem ser tomados no momento do banho. “Muita cautela com olhos e ouvidos! Não jogar água diretamente no rosto para evitar que os ouvidos molhem”, e para isso, o tutor pode optar por utilizar algodão próprio para banho.

Leia também: Decoração de Natal à prova de pets: saiba quais objetos evitar

Para a secagem, hora que mais deixa os pets desconfortáveis pelo barulho e temperatura do secador, a veterinária indica que o secador seja usado na temperatura morna, e que antes o animal seja bem seco com uma toalha macia. Para Juliana, o banho ideal deve ser um momento agradável e que cause relaxamento ao animal de estimação. Para prevenir desconfortos, escovar o filhote sempre que possível no caso de um cão com bastante pelo é essencial para evitar a formação de nós e dor ao lavar e secar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!