Enquanto alguns donos preferem dar banho no cachorro em casa, outros optam por levá-lo ao pet shop. A decisão está ligada ao trabalho que dá, espaço hábil,  dinheiro, entre outros pontos. Mas, aqueles que escolhem a praticidade e lavam o animal para tomar banho fora de casa precisam entender que não é só levar o pet até o local e buscá-lo limpo e cheiroso, alguns cuidados precisam ser tomados. 

Leia também: Dicas de como dar banho em cachorro de forma relaxante para o pet

É preciso tomar alguns cuidados na hora de levar o cachorro para tomar banho fora de casa
Shuttersock
É preciso tomar alguns cuidados na hora de levar o cachorro para tomar banho fora de casa

O especialista em comportamento animal e fundador da ComportPet Cleber Santos explica que a escolha correta do pet shop é crucial para garantir a saúde física e mental do cachorro. “Existe uma série de riscos que podem ser evitados, como acidentes na hora do banho devido à falta de preparo do profissional ou de estrutura do local, se a escolha do local onde irá deixar seu pet for bem feita”, comenta ele.

Confira algumas dicas listadas pelo especialista para fazer a escolha correta. 

1.  Alvará de funcionamento

O primeiro ponto é conferir a reputação do pet shop no Conselho Regional de Medicina Veterinária. “É importante se certificar de que o estabelecimento possui o alvará de funcionamento", alerta Cleber. 

2. Visite o local

Após verificar se o estabelecimento é legalizado, visite o local para conhecer as instalções. "Dê preferência aos que tenham salas de banho e tosa com vidros, onde se possa observar o cão", indica o especialista. Além disso, é importante avaliar a higiene e produtos e equipamentos utilizados.

“É essencial que a higiene do local esteja perfeita. Caso contrário, o cão pode correr o risco de contrair alguma doença ou problemas na pele e na pelagem, o que dependendo da raça pode ser crítico”, enfatiza. "Já os equipamentos devem ter selo do Inmetro, visto que atualmente existem muitos produtos sem selo no mercado, que acabam aumentando o risco de acidentes por queimaduras devido a temperatura da água.”

Outro ponto importante é que, se seu pet for imobilizado durante o procedimento, isso deve ocorrer somente se o cão for bravo ou reativo. “É preciso ter atenção para não machucar o animal, a imobilização deve acontecer somente como forma de evitar acidentes entre o cão e os equipamentos, além da segurança para os funcionários.”

É importante também verificar questões como piso antiderrapante para prevenir escorregões, ventilação apropriada para circulação do ar, iluminação para evitar erros no processo do banho, climatização do ambiente para o pet se sentir confortável e se existem barreiras de segurança, para evitar que seu pet fuja do local.

Leia também: Qual a quantidade ideal de banho no cachorro?

3. Atenção ao comportamento do cão

O seu pet é daqueles que fica muito agitado toda vez que tem que ir tomar banho? E você reparou que seu bichinho sempre volta agressivo ou apavorado? “Nesses casos, é fundamental investigar como está sendo o banho, e, em qualquer suspeita, trocar de estabelecimento. O banho não pode ser um momento estressante para o animal, deve ser um momento relaxante, durante o qual se sinta confortável”, recomenda Cleber.

4. Fique por perto

Nas primeiras visitas, pelo menos, é sempre bom o dono acompanhar o cachorro  durante os banhos no pet shop. Se você puder levar o seu cachorro em horários de menor movimento, melhor ainda. Caso permitido, é possível também se oferecer para ajudar, para que o animal fique mais calmo. 

Cleber explica que a presença do tutor durante o banho faz com que o pet ganhe confiança, facilitando na adaptação ao banho fora de casa. “Assim, ele vai se sentindo mais à vontade para deixar o profissional que está dando banho trabalhar melhor e sem maiores dificuldades, além de acostumá-lo para situações similares.”

 5. Veterinário é fundamental

Verifique sempre se há um veterinário responsável atendendo no pet shop. Acidentes podem acontecer, e nada melhor do que saber que seu pet terá os devidos cuidados, caso necessário.

“A presença de um veterinário certificado é essencial para a segurança do animal e para a reputação do pet shop. A falta de um profissional pode ser fatal e faz toda diferença em casos de emergência. Sempre verifique se o local tem um”, ressalta  Santos.

Seguindo todas essas dicas, ficará bem mais fácil encontrar um bom pet shop para seu companheiro tomar aquele banho gostoso, sem dor de cabeça. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!