Tamanho do texto

O animal deve gostar e se sentir atraído pela cama para usá-la quando necessitar, isso ajuda a melhorar o comportamento e a saúde dele

O mercado pet oferece diversas opções de produtos e está sempre com novidades. No quesito  caminha de cachorro não é diferente: tipo iglu, pantufa, colchão, suspensa, entre outras estão disponíveis. Não à toa, alguns tutores ficam na dúvida de qual é a melhor opção para o pet - o que muitos não sabem é que a resposta pode estar na raça do animal. 

cachorro dormindo
shutterstock
Uma caminha confortável e no formato ideal melhora a qualidade de vida do cachorro

Ursula Raquel da Silva, professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, explica que "é importante que o animal 'goste' e se sinta 'atraído' pela sua cama". Para isso acontecer a caminha de cachorro deve atender a características da raça e as condições físicas do animal. "Por exemplo, se o pet está mais pesado é importante a presença de almofadas, mas se ele apresenta pelos longos e sente muito calor, pode ser que mesmo precisando de acolchoamento, caminhas do tipo iglu não sejam indicadas", completa. 

A escolha da cama ideal é tão importante que, além de chamar mais a atenção do cachorro, pode contribuir para melhorar o comportamento e a saúde dele. Isso acontece porque um bom sono é necessidade fisiológica dos cães e se eles forem privados disso podem ficar irritados, apáticos e até mesmo agressivos.

Leia também: Quantas horas por dia seu cão deve dormir? Entenda a importância do sono

Confira os principais tipos de caminha para cachorro e saiba quais raças cada um deles atende melhor. 

Caminha Iglu

caminha de cachorro rosa do tipo iglu
Arquivo pessoal
Escolher a caminha de cachorro ideal é muito importante


"A caminha do tipo iglu é indicada para animais de pequeno porte, que gostam de dormir encolhidos e que sentem frio ou vivem em regiões de clima mais frio. Pode ser uma boa escolha para Yorkshire, Shih tzu, West Highland White Terrier, Lhasa Apso, entre outras", explica Ursula.

Alguns modelos são mais versatéis e oferecem a opção de abaixar o teto, se transformando em uma caminha normal para os dias mais quentes. Optar pelos feitos com tecidos impermeáveis é a melhor opção para garantir uma limpeza fácil e constante. 

Caminha Pantufa

cachorro dentro de caminha do tipo pantufa
shutterstock
Escolher a caminha de cachorro ideal é muito importante


"Essa caminha também apresenta as mesmas indicações que a caminha anterior, porém deixa um campo visual mais aberto para o animal ver e interagir com o ambiente. Muitas vezes indicadas para raças de pequeno porte que residem em regiões mais frias e que seão curiosas, como Lulu da Pomerânia, Shih Tzu e Maltês."

Caminha Cesto

caminha da cachorro
shutterstock
Escolher a caminha de cachorro ideal é muito importante


Ursula explica que esse tipo de caminha é "indicado para raças de pequeno porte que precisam de uma cama com material bastante acolchoado e gostam de dormir encolhidas como o Pug e o Terrier Brasileiro". São perfeitas para locais com clima mais quente. 

Caminha com bordas

caminha de cachorro azul com bolinhas
shutterstock
Escolher a caminha de cachorro ideal é muito importante


As caminhas acolchoadas e com bordas são opção para "cães com temperamento mais calmo, que não irão destruir as bordas. Costumam agradar raças como Pug, Shih tzu, Poodle e outras semelhantes". 

Assim como as do tipo iglu, as feitas com material impermeável devem ser prioridade na hora da compra. 

Caminha suspensa

cachorro em cima de cama suspensa
shutterstock
Escolher a caminha de cachorro ideal é muito importante


"As caminhas suspensas são ideais para animais de médio a grande porte que sentem calor e que não passam muito tempo deitados e, por isso não necessitam de acolchoamento. Elas evitam o contato direto com o chão, a absorção de muita umidade e impactos de protuberâncias ósseas que podem causar até lesões graves. Husky Siberiano, Chow-chow, Buldogue Inglês e Boiadeiro de Berna são algumas das raças beneficiadas", cota Ursula. 

Colchão

Colchão para cachorro
shutterstock
Escolher a caminha de cachorro ideal é muito importante

As caminhas tipo colchão costumam ser indicadas para cães de grande porte que sentem calor, gostam de dormir esticados e ficam deitados por muito tempo, precisando de uma estrutura acolchoada. Contemplam raças como Doberman, Golden Retriever, Greyhound, Rottweiller, Weimarener e Boxer.

"Se o cachorro tiver artrite, por exemplo, as caminhas com espumas mais grossas ou feitas de colchão do tipo “NASA” (espuma de memória) são as melhores", indica a veterinária

Depois que a caminha de cachorro ideal for comprada e colocada em uso, a preocupação deve ser com a limpeza dela. "O tutor precisa ter em mente que há necessidade de manutenção da cama com serviços de lavagem e secagem com uma certa frequência", afirma Ursula. Com isso o cão terá um sono saudável e se comportará melhor.